A 6.ª edição do Cegid Accounting Summit realiza-se a 16 e 17 de outubro, em formato digital, com a participação de João Leão e Arlindo Oliveira como oradores principais.
A Cegid anunciou a realização do Accounting Summit 2025, considerado o maior evento digital de contabilidade e finanças em Portugal. A iniciativa decorre nos dias 16 e 17 de outubro e será transmitida online, de forma gratuita, reunindo especialistas nacionais para debater o futuro do setor.
No primeiro dia, a sessão de abertura estará a cargo de João Leão, ex-ministro de Estado e das Finanças e atual membro do Tribunal de Contas Europeu, que analisará o cenário macroeconómico, as tendências atuais e o papel estratégico dos contabilistas num contexto de transformação acelerada. O segundo dia contará com Arlindo Oliveira, presidente do INESC e líder do Comité Nacional de IA, que abordará os impactos, desafios éticos e competências associadas à Inteligência Artificial.
O evento contará ainda com a participação de nomes como Carlos Oliveira, chairman da Moneris, Nuno Pedro, especialista em AI/Analytics na LTP Labs, Paulo Luz, CEO da TCAGest, Pedro Vale, vice-presidente sénior de Engenharia para IA e Dados na Cegid, e José Pires, diretor da Riolgest, um dos primeiros escritórios de contabilidade 100% digital no país.
De acordo com Josep Maria Raventós, diretor de Desenvolvimento de Negócio e Vendas da Cegid em Portugal e África, o evento “consolidou-se como espaço essencial para atualização e partilha de conhecimento entre profissionais do setor. Este ano, a inteligência artificial terá um papel central na discussão sobre o futuro da contabilidade”.
A 6.ª edição do Cegid Accounting Summit contará com moderação da jornalista Andreia Vale e momentos de humor de Guilherme Geirinhas. Com sessões de 90 minutos, o programa irá explorar os desafios da digitalização, da inteligência artificial, das alterações regulatórias e do reposicionamento estratégico dos contabilistas como parceiros de negócio.