O CEiiA vai apresentar uma instalação artística no Boil Climate Festival, que decorre de 25 a 28 de setembro na Fundação de Serralves, inspirada nos resultados da Missão Terraluna desenvolvida por jovens do ensino secundário e universitário no âmbito da 6.ª edição do programa internacional Sustainable Living Innovators (SLI).
A missão desafiou os participantes a conceber soluções tecnológicas para a construção de uma base lunar capaz de suportar a vida de sete astronautas durante dez dias na Cratera Faustini, no polo sul da Lua. As propostas abrangeram quatro dimensões essenciais — construção, energia, mobilidade e saúde/qualidade de vida — partindo da convicção de que as tecnologias para viver na Lua podem ter aplicações diretas na criação de comunidades mais sustentáveis na Terra.
No festival, os jovens Innovators farão demonstrações nos dias 25 de setembro (15h00) e 27 de setembro (10h00). No dia 27, às 11h00, realiza-se ainda a mesa-redonda “Da Lua para a Terra”, que contará com a participação de jovens e especialistas de diferentes setores para debater os desafios e oportunidades da exploração lunar.
A instalação artística incluirá um protótipo em impressão 3D de argamassas minerais, simulando o rególito lunar, com configuração inspirada nas habitações tradicionais Musgum, do norte de África. O projeto contou com a colaboração da Blufab (Grupo Casais), do ACTech Hub (EAAD UMinho) e da Weber Saint-Gobain Portugal.