Chef Marlene Vieira distinguida com Prémio Dona Antónia 2025

Chef Marlene Vieira vence Prémio Dona Antónia 2025, reforçando o legado de mulheres que marcam impacto económico e social.

Na foto: Chef Marlene Vieira

Marlene Vieira foi distinguida com o Prémio Revelação da 37.ª edição dos Prémios Dona Antónia, que celebram mulheres portuguesas cujo percurso honra o legado de determinação e impacto social de Dona Antónia Adelaide Ferreira.

De acordo com o comunicado divulgado pela Sogrape, os Prémios Dona Antónia regressaram para a 37.ª edição, distinguindo mulheres portuguesas cujo trabalho reflete os valores de coragem, visão e altruísmo associados à figura histórica de Dona Antónia Adelaide Ferreira. Este ano, Marlene Vieira integrou o grupo das “Mulheres Ferreirinha”, ao ser distinguida com o Prémio Revelação.

Criados em 1988 pelos descendentes de Dona Antónia e pela Sogrape, os Prémios Dona Antónia celebram mulheres que, à semelhança da empresária que marcou a história do Douro, se destacam pelo contributo económico, social e cultural ao país. Desde 2014, o prémio distingue anualmente mulheres cujo caráter e percurso representam os valores intemporais da “Ferreirinha”.

Para Mafalda Guedes, diretora de Comunicação Corporativa e Sustentabilidade da Sogrape e representante da quarta geração da família fundadora, estes prémios ultrapassam o reconhecimento individual. “São um símbolo de empoderamento humano e feminino, alinhado com o 3.º pilar do nosso Programa Global de Sustentabilidade, Seed the Future”, afirmou. A responsável sublinha que as premiadas “representam a ousadia de sonhar e a força de concretizar”, valores que a Sogrape assume como herança e responsabilidade.

Marlene Vieira, chef distinguida com uma Estrela Michelin em 2025, tem-se afirmado como uma das vozes mais relevantes da gastronomia portuguesa. A sua abordagem, que combina tradição, inovação e autenticidade, tem contribuído para elevar a cozinha nacional e inspirar uma nova geração de mulheres empreendedoras na área da restauração.

Com mais de três décadas de história, os Prémios Dona Antónia mantêm o objetivo de perpetuar a memória de Dona Antónia Adelaide Ferreira (1811-1896), reconhecida não apenas pela visão empresarial no Vinho do Porto e no desenvolvimento da região do Douro, mas também pelo impacto social das suas iniciativas em prol das comunidades. A distinção de mulheres que refletem estes valores, insere-se no compromisso da Sogrape em promover uma sociedade mais justa e inclusiva, alinhada com o programa Seed the Future, que pretende empoderar 100 mulheres por ano.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui

eleven − three =