Cleantech for Iberia Lança Fundo de Investimento para Tecnologias Limpas na Península Ibérica

Na foto: Conferência de Imprensa da Cleantech for Iberia no Web Summit 2023. (Foto de Oliver Hardt/Web Summit via Sportsfile)

No Web Summit, Cleantech for Iberia revelou a sua coligação de líderes em tecnologia limpa. Composta por 18 membros, a coligação inclui os principais investidores da região, empresas inovadoras em crescimento e universidades de Espanha e Portugal, com um fundo combinado superior a mil milhões de euros. Assumindo-se com uma rede relevante, a iniciativa visa unir os mundos da política, investimento e inovação com o objetivo de impulsionar a economia de tecnologias limpas na Península Ibérica.

O lançamento marca o início do movimento de tecnologia limpa na Península Ibérica. A coligação de entidades acelerará a implementação de soluções climáticas e industriais mais ambiciosas, criando um ecossistema que reúne capital, tecnologia e políticas para possibilitar a liderança industrial de carbono-zero na Península Ibérica. “Pela primeira vez, a comunidade de tecnologia limpa na Península Ibérica uniu-se para falar a uma só voz. Isso marca o início de um novo capítulo emocionante para estabelecer a Península Ibérica como o próximo hub industrial limpo da Europa”, afirmou Bianca Dragomir, Diretora da Cleantech for Iberia.

Bianca Dragomir falando sobre tecnologias limpas numa palestra do Web Summit
Na foto: Bianca Dragomir, Diretora da Cleantech for Iberia, (Foto de Harry Murphy/Web Summit via Sportsfile)

O impulso por detrás do ecossistema de tecnologia limpa na Península Ibérica cresceu rapidamente nos últimos anos. Segundo os dados de investimento da Cleantech for Iberia, em 2022, foram investidos 676 milhões de euros em tecnologias limpas em Portugal e Espanha, um aumento de seis vezes em relação aos últimos cinco anos.

Com fontes abundantes de energia limpa, como a eólica e solar, uma economia emergente de hidrogênio verde e uma sólida base industrial existente, Espanha e Portugal possuem muitas vantagens competitivas em setores de vanguarda, como no “aço verde”, “fertilizantes verdes” e armazenamento de energia de longa duração. “Espanha e Portugal têm todos os ingredientes para se tornarem os próximos líderes industriais da Europa”, diz Julia Reinaud, Diretora Sénior da Breakthrough Energy, que moderou o painel de tecnologia limpa no Web Summit. “Expandir tecnologias promissoras exige capital, tecnologia, parcerias e políticas, e a recém-lançada coligação Cleantech for Iberia está preparada para criar o ecossistema colaborativo que acelerará a implementação de tecnologias limpas em toda a região”, salientou.

Lançada em 2023, Cleantech for Iberia reúne um conjunto diversificado de principais investidores, inovadores e universidades para reduzir a lacuna entre a comunidade das tecnologias limpas e os líderes políticos. A iniciativa é impulsionada pela Cleantech Group e apoiada pela Breakthrough Energy, fundada por Bill Gates, juntamente com Zubi Group e BBVA.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui

8 − 7 =