Coaching – Descubra o empreendedor que há em si

A minha experiência como coach em Portugal e no Brasil tem-me proporcionado o contacto com diversas pessoas (coachees) que desejam mudar as suas vidas e que acabam por descobrir recursos empreendedores dentro de si.

Como isso acontece?

Muitas vezes, as pessoas passam grande parte do seu tempo focadas nos problemas em vez de se concentrarem nos recursos que têm para os solucionar. O coaching através de perguntas proporciona que os coachees tenham um encontro consigo mesmos para refletir. Este momento não deve ser dedicado a um problema, mas a um tema ou tópico em concreto que possa ser transformado num objetivo com uma data específica no tempo.

Esta mudança de perspetiva, da lógica do problema para a dos recursos, faz com que o coachee tenha a oportunidade de aceder à transformação que deseja na sua vida, de mudar, de ser o empreendedor que assume a responsabilidade pelas próprias escolhas e decisões.

Como podemos observar, o coaching torna consciente o estado de recursos da pessoa, sendo esse um dos pressupostos defendidos pela International Coaching Community – ICC, mas existem outros:

  • Não existe fracasso, apenas feedback. O fracasso é apenas um julgamento sobre os resultados a curto prazo. Se o cliente não alcançou a sua meta, tudo o que isso significa é que ainda não alcançou a sua meta.
  • Se o cliente quer entender, deve fazer. O aprender está no fazer.
  • Já temos todos os recursos de que precisamos ou podemos criá-los. Não existem pessoas sem recursos, apenas estados mentais sem recursos.
  • Todo o comportamento tem um propósito. As nossas ações não acontecem ao acaso, estamos sempre a tentar conseguir algo, embora possamos não estar conscientes do que seja.
  • Ter uma escolha é melhor do que não ter nenhuma. Se nos for dada uma melhor escolha de acordo com os nossos valores e crenças, então nós iremos tomá-la.
  • O cliente está a fazer o melhor que pode. E provavelmente poderia fazer melhor.
  • O cliente cria a sua própria realidade. Operamos como se os mapas mentais que criamos fossem a realidade. Os mapas mentais que criamos limitam o nosso potencial, mais do que qualquer dificuldade real do mundo externo.
  • O coaching é uma parceria sinérgica e imparcial. Na relação de coaching surgem sinergias: 1 + 1 igual a 3.
  • O cliente tem as respostas. O coach tem as perguntas.Os pressupostos anteriormente enunciados são importantes no estabelecimento da relação de parceria entre coach e coachee, pois enquadram os papéis que cada um desempenha no processo de coaching.

 

O coaching é um processo de desenvolvimento pessoal e profissional, que possibilita a transformação necessária para que se torne no empreendedor que deseja.

Por vezes, em algumas das sessões de Coaching de Negócios que tenho realizado a empreendedores de empresas em Portugal e no Brasil, o foco dos coachees centra-se nos problemas das operações das empresas, em vez de se situar nos recursos que existem nas suas empresas ao nível do capital humano (individual e coletivo). Este fenómeno ocorre tanto em startups como em empresas de maior dimensão, sendo prejudicial para a produtividade, para o desempenho das equipas e para os resultados desses negócios.

Como o coaching torna visível o caminho da mudança para o estado de recursos dos empreendedores?

O coaching guia os coachees empreendedores através da execução dos planos de ação por si construídos a partir dos objetivos, dos valores e das crenças reinterpretadas num processo contínuo de aprendizagem, de mudança de comportamentos e hábitos, baseado no feedback e no follow-up das aprendizagens interiorizadas.

Um dos desafios que costumo utilizar nas sessões de Coaching de Negócios npara os coachees é o ‘Manifesto de alto impacto‘ da Endeavor Brasil, a organização líder no apoio a empreendedores de alto impacto no mundo. Num primeiro momento peço-lhes que leiam em voz alta esse manifesto dedicado aos empreendedores inovadores que sonham grande, com empresas que transformam os sectores em que atuam, geram novos empregos e aumentam a competitividade do país. Empreendedores de alto impacto. Depois coloco-lhe a seguinte questão ‘onde está o seu negócio no presente e onde pretende que ele esteja no estado desejado no futuro?

A maioria das respostas que obtenho desses coachees passam a ter como foco os recursos que dispõem em si e das suas equipas, em vez dos problemas das operações das empresas que muitos deles abordam no início dessas sessões de Coaching de Negócios.

Como disse Carlos Alberto Sicupira, empresário brasileiro sócio da maior cervejeira do mundo (AB Inbev), uma referência na área do empreendedorismo e conselheiro da Endeavor Brasil, ‘sonhe grande, cerque-se de pessoas melhores do que você e trate todo mundo da forma como gostaria de ser tratado. Esta é a mensagem que a Endeavor tenta transmitir, mostrando ao empreendedor que ele pode fazer algo maior do que imagina e mostrando alguns caminhos para chegar lá. Quando isso acontecer, usaremos esse empreendedor como exemplo, para mostrar o que é possível ser feito, incentivando mais gente a sonhar grande e fazer acontecer‘.

Acredito que o coaching é o processo adequado para operar a transformação que o tornará na pessoa empreendedora que ambiciona ser tanto na vida pessoal como nos negócios.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui

four × 4 =