Cold Jet fornece gelo seco para conservar vacinas

Foto de Cold Jet

Com base nas projeções atuais, serão distribuídas globalmente, em 2020, até 50 milhões de doses de vacinas contra a COVID-19 e até 1.3 mil milhões de doses até ao final de 2021. Algumas vacinas em desenvolvimento devem manter uma temperatura constante de -70 °C (±10°C) durante o armazenamento e expedição para se manterem estáveis e viáveis, o que representa um desafio logístico na distribuição global.

É aqui que a Cold Jet quer fazer a diferença. A empresa é líder mundial no fabrico de equipamento de produção de gelo seco e limpeza criogénica, e pretende ajudar a indústria e os governos a distribuir com segurança milhares de milhões de doses de vacinas COVID-19 em todo o mundo.

As empresas farmacêuticas e de logística, bem como as agências governamentais, precisam de criar uma cadeia de frio de temperatura ultrabaixa para manter as vacinas a temperaturas abaixo de zero. Atualmente, a infraestrutura de transporte refrigerado e a cadeia de abastecimento existentes não estão preparadas para lidar com estes tipos de expedições. O gelo seco, produzido a partir de CO2 reciclado, será essencial para a distribuição segura de cada uma destas doses – sublima sem criar qualquer resíduo ou desperdício, tornando-se no meio de refrigeração perfeito durante a expedição de vacinas.

“A dosagem de gelo seco diretamente em contentores térmicos com temperatura controlada é a única forma de manter o nível de temperatura necessário durante o trânsito e armazenamento das vacinas,” afirmou Wim Eeckelaers, Managing Director, EMEA da Cold Jet. “O gelo seco é necessário para manter a temperatura em todos os pontos da cadeia de transporte e distribuição de vacinas a frio.”

A Organização Mundial de Saúde considera a inadequada capacidade da cadeia de frio um obstáculo importante para a distribuição de vacinas nas economias em desenvolvimento. Nos últimos anos, perderam-se milhões de doses de vacinas devido a falhas na cadeia de frio. O centro de produção móvel “Dry Ice Production Hub” da Cold Jet ajuda a resolver este problema. “Queremos garantir que qualquer pessoa, independentemente do local onde vive no mundo, terá aceso a uma vacina segura e viável,” acrescentou Dennis Hjort, Vice President – Global Dry Ice Manufacturing Systems da Cold Jet.

Há muito que o gelo seco é um contribuinte essencial para a economia global; no entanto, assumiu uma nova responsabilidade na luta da humanidade contra a COVID-19. Quando a vacina chegar às comunidades locais, será ainda dividida e enviada para centros de vacinação, clínicas públicas e móveis, hospitais e farmácias – a Cold Jet está a trabalhar com distribuidores locais em todo o mundo, incluindo Portugal, para garantir que são capazes de satisfazer as necessidades de todas as comunidades, seja no interior das cidades ou em zonas rurais de difícil acesso. A empresa pretende produzir até 750 quilos por hora com maquinaria capaz de funcionar 24 horas por dia, 7 dias por semana.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui

15 − 2 =