A Colt Technology Services (Colt) anunciou a conclusão da venda de oito centros de dados adquiridos no âmbito da compra da Lumen EMEA em 2023. Seis foram adquiridos pela NorthC, empresa neerlandesa de data centers, e dois pela Stellanor Datacenters, sediada no Reino Unido. Ambos os grupos são detidos por fundos geridos pelo DWS Group.
Os ativos agora alienados estão localizados em Amesterdão, Berlim, Düsseldorf, Frankfurt, Hamburgo, Munique e Londres. A operação inclui ainda a transferência de 400 clientes, a maioria dos quais continuará a recorrer aos serviços de rede da Colt. A transação já havia sido anunciada ao mercado em abril e permite à Colt reforçar o foco na sua principal atividade: a oferta de infraestruturas digitais sustentáveis capazes de apoiar o crescimento das empresas e da economia da inteligência artificial.
No âmbito do acordo, a Colt estabeleceu uma parceria com a NorthC e a Stellanor para manter os seus equipamentos de rede nos centros agora vendidos, assegurando a continuidade da sua infraestrutura global, que liga mais de 32.000 edifícios em 40 países e conta com 275 pontos de presença. “Estamos muito satisfeitos por termos concluído com sucesso esta transação. Ao vendermos estes centros de dados, passamos a poder focar-nos nas nossas prioridades estratégicas de acelerar o crescimento do negócio, oferecer uma experiência excecional aos clientes e construir uma rede sustentável para o futuro”, afirmou Keri Gilder, CEO da Colt.
A NorthC reforça assim a sua presença no mercado europeu de data centers, enquanto a Stellanor Datacenters dá um passo para a expansão internacional. Ambas as empresas terão agora a oportunidade de consolidar soluções de colocation e conectividade junto de clientes empresariais e institucionais.
Esta venda não tem ligação à Colt Data Centre Services, entidade independente desde 2023, responsável pela conceção e operação de centros de dados para hiperscalers e grandes empresas.