Comércio Eletrónico Representará 41% das Vendas Globais no Retalho até 2027

mulher fazendo compras online
Imagem de justynafaliszek por Pixabay

O estudo “Winning Formulas for E-Commerce Growth“, realizado pela Boston Consulting Group (BCG), revela que o comércio eletrónico deverá representar 41% das vendas globais de retalho até 2027, marcando um aumento significativo em comparação com os 18% registados em 2017. Após uma notável aceleração durante a pandemia, as vendas online enfrentaram um abrandamento em 2022, apesar do retorno dos consumidores às lojas físicas.

O panorama do comércio eletrónico está a transformar-se de forma duradoura, com consumidores a regressarem às lojas físicas, mas a preferência pelo online a manter-se robusta. Martin Barthel, sócio e diretor executivo da BCG, destaca que a rivalidade entre novos e estabelecidos aumentou, influenciada pelos padrões de compra das gerações Baby Boomers e da Geração X.

As vendas de comércio eletrónico aumentaram 3% na Europa e 7% nos Estados Unidos e na Ásia em 2022. O crescimento global do comércio eletrónico é estimado em 9% de taxa de crescimento anual composta até 2027, mais do dobro do projetado para o retalho tradicional, que é de 4%.

O estudo classifica as organizações em “vencedores” e “retardatários” com base em critérios como investimentos digitais, iniciativas de apoio ao e-commerce, maturidade tecnológica, estrutura organizacional e agilidade da equipa. Os “vencedores” representam 27% dos retalhistas e 20% das empresas de bens de consumo, evidenciando uma clara lacuna de maturidade digital no setor.

Robert Derow, líder da BCG para o crescimento digital na América do Norte, destaca que a lacuna entre os pioneiros do e-commerce e os que ficam para trás é evidente. “Nos domínios do retalho e dos bens de consumo, a lacuna entre os pioneiros do e-commerce e os que ficam para trás é inconfundível, mas continua a poder ser colmatada”, afirma

O líder da BCG e coautor do relatório, explica ainda que “Muitos mercados e categorias ainda estão, na verdade, a anos de distância da maturidade total do comércio eletrónico, com ventos favoráveis suficientemente fortes para justificar o investimento de mais capital e recursos em capacidades e organizações vencedoras”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui

nineteen − nine =