Comissão Europeia avança com regulação para publicidade online

Věra Jourová em conferencia de imprensa na Web Summit
Foto de José Mendes/Empreendedor

Věra Jourová agradece a denunciantes como Frances Haugen por “abrir a caixa preta” e ajudar a tornar mais fácil para os governos defenderem a regulamentação das grandes empresas digitais.

A vice-presidente de valores e transparência da Comissão Europeia, deu hoje uma conferência de imprensa no âmbito da Web Summit. Na altura a responsável pelas políticas de transparência, anunciou que vai avançar, ainda este mês com um pacote legislativo para a publicidade online.

“Dentro e poucas semanas, em principio a 23 de novembro, apresentar medidas para a publicidade politica online. Atualmente a publicidade com propósitos políticos não é regulada”, esclarece Věra Jourová, acrescentando que esta situação faz aumentar as duvidas e “há quem tente influenciar eleições ou comportamentos”.

A comissária defendeu que “é preciso assegurar que as pessoas têm liberdade de escolha”. “Precisamos garantir que a informação que os utilizadores vêm online não é alimentada por algoritmos obscuros ou um exército anónimo de bots”, acrescentou.

“Queremos aumentar a transparência e regular os métodos de seleção do público-alvo”, defendeu a vice-presidente da Comissão Europeia, acrescentando que “a nossa democracia é demasiado valiosa, precisamos de avançar depressa”.

 Věra Jourová explica que parte da solução proposta deverá passar pela obrigação das empresas divulgarem aos utilizadores quem pagou o anúncio e quais os critérios para ter sido escolhido como publico-alvo.

“Ao obrigar as empresas a mostrar relatórios, torna-as mais responsáveis”, acrescenta, sublinhando que “a liberdade de expressão devera ser sempre protegida, mesmo que isso signifique que as pessoas tenham liberdade para dizer coisas estúpidas”.