Comissão Europeia lança plataforma para “dar voz” aos jovens

Fotograma do vídeo de apresentação do Ano Europeu da Juventude (CE/UE)

A Comissão Europeia lançou uma plataforma digital inovadora que permite gravar, e partilhar para todas as línguas da União, as mensagens dos jovens europeus. O conceito da plataforma “Dá Voz à tua Visão” é criar um espaço interativo onde os jovens europeus podem registar a sua mensagem pessoal e única. A ideia é o elemento central do programa do Ano Europeu da Juventude e destina-se a escutar e apoiar os jovens com opiniões e ideias inovadoras para a União Europeia.

O objetivo enunciado pela Presidente Ursula von der Leyen é capacitar os jovens europeus, de todas as origens e cantos do continente, a dar voz à sua própria visão do futuro – das temáticas do emprego, inclusão, paz e segurança, às alterações climáticas, educação, saúde mental e muito mais.

Perante os atuais desafios da Europa, as vozes dos jovens são, cada vez mais, relevantes. Para este efeito, a plataforma “Dá Voz à tua Visão” funciona como um espaço interativo e de vanguarda, que dá oportunidade às pessoas de se fazerem ouvir e de registar a sua própria mensagem vocal personalizada e ainda de partilhar as suas opiniões e ideias sobre os tópicos que consideram mais relevantes.

A plataforma foi desenvolvida para receber qualquer mensagem, em todos os idiomas oficiais da UE (e ainda norueguês, turco, sérvio, macedónio e islandês). Uma vez adicionada, cada voz gera a sua própria onda 3D única, interagindo com todos os outros registos na plataforma – e permite que todos ouçam qualquer voz, em qualquer idioma, em qualquer dispositivo, em qualquer momento.

A plataforma permite que todos ouçam qualquer voz, em qualquer idioma

Nas palavras da Comissária Europeia para a Juventude, Mariya Gabriel, “Dá Voz à tua Visão” é personificada por um espírito de cocriação jovem, pertinente, dinâmico e aberto, consagrado através do Ano da Juventude. Um espírito que também funciona como um facilitador oportuno para a Juventude da Europa se fazer sentir, manifestar e partilhar as suas preocupações e ideias sobre o futuro. “Dá Voz à tua Visão” não poderia ter chegado num momento mais relevante para todos os jovens, não só como cidadãos europeus, mas também como membros de uma sociedade que está, agora mais do que nunca, a passar por momentos desafiantes.”

Sobre a importância do próprio Ano Europeu da Juventude 2022, a Comissária Mariya acrescentou: “Pedimos a todos os jovens para se envolverem e se empenharem já. As suas vozes são uma componente vital da jornada da Europa para o crescimento, conhecimento, inovação e oportunidade e para soluções melhores e mais relevantes, orientadas para os jovens. Vamos ouvir atentamente e garantir que as políticas da juventude possam ser desenvolvidas em espaços mais abertos e colaborativos e que todas as vozes sejam ouvidas e atendidas este ano e para lá dele.”

Cartaz da campanha de divulgação da plataforma (Foto CE/UE)

Ano Europeu da Juventude: Ouvir a opinião dos jovens europeus

Como parte essencial da campanha do Ano Europeu da Juventude, os Estados-Membros estão a contribuir nacional e localmente para promover o envolvimento dos jovens em muitas atividades diferentes. Em Portugal, mais de 80 atividades já foram organizadas no âmbito do Ano Europeu da Juventude e de acordo com Carlos Alves Pereira, coordenador nacional do Ano Europeu da Juventude, estão previstas mais 23 para os próximos meses. Alguns exemplos destas iniciativas podem passar por sessões de formação, espetáculos, exposições, entre outras.

A nova plataforma Dá Voz à tua Visão estará interligada com estas atividades e funcionará também como uma característica central do Legado do Ano Europeu da Juventude, para lá de 2022 – com as vozes dos jovens a atuarem como um impulsionador de mudança e copromotor da política futura.

O Ano Europeu da Juventude 2022 foi lançado pela Comissão Europeia como “um ano consagrado à valorização dos jovens que, por seu turno, já abdicaram de tanto pelo bem dos outros”, como anunciado pela Presidente von der Leyen, no discurso sobre o estado da União em 2021. É, por isso, um ano inteiramente consagrado aos jovens, com o objetivo de os valorizar, encorajar e enriquecer com novas oportunidades e novas formas de participar e assumir um papel de cidadania ativo na sociedade.

Um ano consagrado à valorização dos jovens

Como objetivo global, o Ano Europeu da Juventude pretende encorajar todos os jovens a fazer ouvir as suas vozes e a participar, através da partilha, a sua visão sobre os tópicos das politica europeia, como Mobilidade; Emprego e inclusão; Diálogos estratégicos e participação; Ecologia; Digital; Cultura; Saúde, bem-estar e desporto; Além de temas relacionados com a juventude no mundo; Valores e democracia da UE e as suas expetativas quanto ao futuro da Europa. Além disso, o Ano pretende dar visibilidade às mensagens de solidariedade e apoio a.

Simultaneamente, o Ano Europeu da Juventude é constituído por um espírito de cocriação e participação diversificada, para o que estão a contribuir ativamente centenas de partes interessadas e organizações juvenis. Isto traduz-se em muitas ativações nacionais e locais – mais de 1650 atividades em toda a Europa já estão presentes no site do Ano Europeu da Juventude – aproximando os jovens no sentido de se envolverem no Ano de uma forma positiva e relevante.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui

3 + eight =