Como medir a Responsabilidade Social das empresas?

Ilustração IES/eSolidar

O IES e a eSolidar, dois players da Economia de Impacto, juntaram-se para desenvolver um algoritmo que ajuda as empresas a descobrirem se estão a gerar impacto positivo na sociedade e em que nível de maturidade se encontram.

O IES – Social Business School, primeira escola de negócios focada em inovação social para líderes e empresas, e a eSolidar, plataforma de impacto social, desenvolveram um algoritmo de diagnóstico de Responsabilidade Social Empresarial (RSE). A ferramenta, lançada para o mercado português e brasileiro, além de avaliar o desempenho das empresas fornece dicas para atingir maior impacto social corporativo. 

A ferramenta avalia as oportunidades das empresas para gerarem impacto, analisa o modelo de negócio, a cultura da empresa, o impacto da cadeia de valor, as política de governance, os recursos humanos, o envolvimento com stakeholders, a responsabilidade social e ambiental das empresas, entre outros.

Existem três níveis de “expertise”: “Impact Rookie”, para as empresas que ainda têm muito trabalho pela frente, “Impact Creator” para as que devem aperfeiçoar alguns tópicos e “Impact Advocate” para as que já estão no topo da pirâmide.

Pode fazer o diagnóstico à sua empresa online, preenchendo, em cinco minutos, um questionário com 15 perguntas de escolha múltipla. O resultado é enviado por e-mail, num máximo de 24 horas.

Para além do diagnóstico com a avaliação das dimensões de impacto, o relatório apresenta ainda um plano estratégico de Responsabilidade Social Corporativa. Depois, e caso a empresa pretenda, pode marcar uma reunião com os promotores da iniciativa (o IES – Social Business School e a eSolidar), para ajudar ao aperfeiçoamento da sua estratégia de RSE. 

“Acreditamos que o impacto é o negócio do futuro. Nesta perspetiva, garantimos às empresas uma forma simples e intuitiva de avaliarem o seu posicionamento neste domínio e oferecemos uma forma de reajustarem a sua estratégia e negócio aos grandes desafios dos nossos tempos” afirma Carlos Azevedo, CEO do IES – Social Business School.

Ao longo dos últimos anos, a forma como as empresas assimilam e executam a Responsabilidade Social tem vindo a ser alterada. Desde uma ação esporádica, no passado, ao centro da visão estratégica empresarial, de hoje, a Responsabilidade Social ajuda as marcas a posicionarem-se e a relacionarem-se com os diferentes stakeholders, gerando lucro e mudanças positivas para a sociedade.

“Estamos felizes em oferecer às empresas portuguesas conteúdo relevante e uma nova forma destas conseguirem visionar o seu potencial para uma nova geração de impacto social”, conclui Rui Ramos, CEO da eSolidar.

Para o lançamento oficial da ferramenta de diagnóstico da RSE, o IES e a eSolidar vão promover um webinar, no dia 5 de agosto, às 15h00, para discutir a evolução da Responsabilidade Social e a importância da análise das ações de impacto para perceber a eficácia e conexão com os interesses comerciais do negócio.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui

12 − four =