Como tornar a sua empresa mais sustentável

Imagem de Gerd Altmann por Pixabay

O tema das alterações climáticas é dos mais atuais no momento. Cada vez mais pessoas se preocupam com a preservação do meio-ambiente e com a criação de indústrias sustentáveis. O perfil dos consumidores mudou. São consumidores informados e preocupados em escolher produtos e serviços de marcas sustentáveis.

Apesar da importância da sustentabilidade no mercado, ainda existem alguns empreendedores que não sabem como aplicar este conceito ou precisam de ideias para implementá-lo.

É esta a sua situação? Então, leia este artigo e descubra a importância de ser uma empresa sustentável e algumas ideias para começar a pôr este conceito em prática agora.

O que é ser uma empresa sustentável?

A sustentabilidade de uma empresa não significa apenas que ela utiliza embalagens recicladas ou reduz o consumo de água e luz. Este conceito engloba 3 pilares importantes: ambiental, económico e social. Assim, uma empresa sustentável é aquela que elabora estratégias a longo prazo que irão afetar os pilares acima mencionados. De uma forma mais concreta, este tipo de empresas:

  • Lutam pela preservação do meio ambiente;
  • Contribuem na criação de um espaço de trabalho seguro que possibilite o desenvolvimento pessoal dos colaboradores;
  • Promovem a transparência das suas políticas e o respeito pelos clientes;
  • Mantêm-se competitivas e lucrativas garantindo a sua posição no mercado e melhorando as regiões e sociedade ao seu redor.
Imagem de Gerd Altmann por Pixabay

Por que devo tornar a minha empresa mais sustentável?

Nas maiores economias do mundo há já uma grande preocupação com o ambiente. Os consumidores têm cada vez mais o cuidado de saber mais sobre a empresa que está por trás dos produtos ou serviços que desejam adquirir. Quanto mais “limpas” e corretas as empresas forem, maior será a adesão de possíveis clientes. Em Portugal, por exemplo, um estudo afirmou que 9 em cada 10 pessoas preferem produtos, empresas e marcas sustentáveis. Deste modo, a responsabilidade socioambiental de uma empresa é agora um fator-chave para a sua sobrevivência e competitividade no mercado, tornando-se essencial investir neste novo modelo de negócio.

5 ideias sustentáveis para a sua empresa

#1 – Deixe de usar papel

Adotar um local de trabalho sem papel é benéfico para o meio ambiente por várias razões. Por um lado, as árvores crescem lentamente, produzem menos papel do que pensamos e requerem muita energia para serem convertidas em papel – sem falar na energia necessária para enviá-lo para uma papelaria ou supermercado. Por outro lado, um escritório sem papel pode melhorar a segurança de todas as transações. Os documentos em papel estão sujeitos a uma variedade de ameaças, tais como perda ou arquivamento incorreto, roubo e danos causados ​​por incêndio, inundação, entre outros.

Outra vantagem de usar documentos digitais, é que estes podem ser armazenados em servidores criptografados e em vários locais, para que não haja nenhuma maneira de os perder ou destruir acidentalmente. A tecnologia de hoje permite também assinar documentos digitalmente que acabam sendo mais seguras do que a versão em papel e caneta. Estas recorrem a certificados digitais que identificam os signatários, diminuindo consideravelmente o risco de fraudes.

#2 – Procure estabelecer parcerias com marcas sustentáveis

Não vale de muito a sua empresa se esforçar por ser mais verde se assina depois contratos e parcerias com empresas conhecidas por poluir o ambiente ou utilizar trabalho infantil para produzir os seus produtos. Lembre-se de que o consumidor de hoje é bastante informado e este tipo de incongruências são facilmente detetáveis. Pense no perfil do seu consumidor e procure parcerias com marcas que partilhem a mesma visão que a sua. Isso irá transmitir uma ideia de confiança na sua marca e consequentemente, mais visibilidade e competitividade.

Imagem de 政徳 吉田 (RoadLight) por Pixabay

#3 – Pratique e promova a reciclagem

A reciclagem deveria ser um dever de todos. Contudo, é ainda normal em muitas empresas que cada trabalhador tenha o seu cesto de lixo individual, misturando assim todo o tipo de resíduos. Consequentemente, no final de um dia de trabalho, existem quilos de lixo que poderão acabar em oceanos. Não basta apenas reduzir ou eliminar o plástico e o papel, é preciso consciencializar os seus colaboradores do impacto da reciclagem. Comece por instalar diferentes cestos de lixo para diferentes resíduos no seu escritório.

#4 – Selecione bem a tecnologia

Faça uma lista com todo o equipamento que a sua empresa necessita para trabalhar. Hoje, todas as empresas dispõem de computadores, ar-condicionado, frigoríficos, micro-ondas, televisões, entre outros. Quando for adquirir os seus equipamentos, procure pelos mais ecológicos, normalmente da categoria A. Para além de estar a ajudar o ambiente, acaba por poupar dinheiro na fatura da eletricidade mais tarde.

#5 – Mantenha-se informado e atualizado

Deve estar sempre atento às mudanças de pensamento e posicionamento do mercado e do público em relação à sustentabilidade. Portanto, tente sempre pesquisar e entender as novas práticas, inovações e necessidades das pessoas. Mais importante ainda, aproxime-se do público-alvo para entender qual é a sua maior prioridade ao comprar certo produto e o que eles acham que é o mais importante relacionado ao assunto.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui

1 + 20 =