• Notícias
  • Entrar
    Registar
    Sobre
    Ajuda

Notícia 

  • Todos
  • Atualidade
  • Emprendedorismo
  • Economia
  • Tecnologia
  • Empresas
  • Eventos
  • Guias
  • Entrevista
Back Compras online: pagamentos com segurança reforçada

Compras online: pagamentos com segurança reforçada

Empreendedor.com
Empreendedor.com
Atualidade
29 Ago 2020

Banco de Portugal recomenda aos consumidores atualização dos contactos até ao final de agosto. “Autenticação forte” a partir de 2021.

Banco de Portugal recomenda aos consumidores a atualização dos contactos até ao final de agosto. “Autenticação forte” vai ser exigida nas compras online a partir de 2021.

As compras através da internet já tinham muitos adeptos e ganharam outros tantos durante o período de confinamento provocado pela pandemia da Covid-19. “O aumento da procura de produtos e serviços através dos canais digitais, por parte dos consumidores portugueses, é uma tendência que veio para ficar”, destaca o Portal da Queixa que, entre janeiro e julho de 2020, recebeu mais de 9 mil reclamações relacionadas com o comércio eletrónico, um disparo de 213%, face ao período homólogo.  

Com o objetivo de os pagamentos serem mais seguros para o consumidor, a partir de janeiro de 2021, as compras online - com cartão de crédito ou de débito -, vão passar a exigir um elemento extra de segurança.

Para este efeito, o Banco de Portugal (BdP) recomenda que os contactos - nas diferentes instituições bancárias - sejam atualizados até ao fim de agosto. Se não o fizer, o consumidor corre o risco de, após a implementação desta tecnologia, não conseguir realizar pagamentos eletrónicos com o cartão, por não receber o referido código por SMS.

“É preciso mitigar as fraudes e as burlas no mundo online, e é neste sentido que os?procedimentos de segurança, no âmbito das transações, vão ser reforçados.? À semelhança do que já acontece com o homebanking, vai ser adotada a chamada "autenticação forte", ou seja, para confirmar o pagamento o consumidor, para além dos dados do cartão, deparar-se-á com outros elementos extra de segurança, como por exemplo, uma password, uma impressão digital (se usar o smartphone ou o tablet) ou um código enviado por SMS. Por isso, é importante que os contactos associados às contas bancárias estejam atualizados”, alerta o Portal da Queixa.

Para além dos dados do cartão, outros elementos de segurança podem ser exigidos como password, impressão digital ou um código enviado por SMS.


Potenciar a literacia digital

No sentido de potenciar a literacia digital na sociedade de consumo, o Portal da Queixa – a maior plataforma global de comunicação entre consumidores e marcas do país,?e uma referência nacional em matéria de consumo -, tem vindo a partilhar informação e vários?alertas de segurança, com o objetivo de evitar que os consumidores sejam lesados nos mais diversos esquemas de burla ou fraude na internet.

“Para além da partilha social de experiências que servem sempre de exemplo, estamos a desenvolver um projeto na área da literacia digital que visa minimizar também estes casos de burla e práticas fraudulentas.

Alguns conteúdos informativos e, também, sobre os direitos do consumidor já têm sido veiculados nos nossos suportes de comunicação. Informação é poder e é isso que queremos dar aos consumidores portugueses: conhecimento e confiança”, refere Pedro Lourenço, CEO do Portal da Queixa.


Empreendedor.com
Empreendedor.com
A Revista do Empreendedor é uma publicação digital independente, sediada em Portugal, que promove o conhecimento prático e estratégico no universo dos negócios.
Não comece um negócio a menos que ele seja uma obsessão e algo que você ame. Se estiver a pensar numa estratégia de saída, então não é uma obsessão
Mark Cuban
Empresário Americano
Próximos Eventos
Empreendedor.com
Sobre o Empreendedor.com
Estatuto Editorial
Ficha Técnica
Termos de Utilização
Contactos
Contactos
  contacto@empreendedor.com

  • © 2026 Copyright Empreendedor
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
Powered By