Comunidade tecnológica junta-se em plataforma de combate ao Covid-19

Imagem de Gino Crescoli por Pixabay

Em menos de um mês desde o seu lançamento, o desafio da Taikai aberto a voluntários, designers, estudantes, investigadores, informáticos, profissionais de saúde, startups, programadores e empreendedores para lutar contra o Covid-19 já recebeu mais de 30 projetos por 100 participantes.

Com o objetivo de criar soluções tecnológicas “mais rápido do que o vírus se espalha”, a iniciativa conta com nomes de peso da comunidade tecnológica que irão disponibilizar aos candidatos escolhidos financiamento em serviços e mentoria. O desafio continua aberto a participantes e parceiros que se queiram juntar à causa.

A plataforma de inovação aberta portuguesa apelou à comunidade tecnológica para, por um lado, se unir e apresentar as suas ideias para ajudar a população a combater ou a evitar a propagação do Covid-19 e, por outro, apoiar os candidatos a desenvolver os seus projetos. Em resposta a esta chamada, a Block Apps e a Code Addict, especialistas no desenvolvimento de aplicações, juntaram-se à Taikai, como Premium Supporters, com serviços para os melhores projetos.

A Data Science for Social Good Portugal, a Unbabel e a Glintt Inov também se associaram e são parceiros das várias categorias da iniciativa, prestando suporte na construção deste desafio através de informação, dados, tecnologia ou serviços. A Data Science for Social Good Portugal fornece dados credíveis para catapultar a criação de projetos de sucesso, a Unbabel providencia serviços de tradução e a Glintt Inov traz para este desafio experiência, recursos e talento, sendo os mentores dos projetos de destaque na área da saúde. Paralelamente, a Glintt Inov irá também contribuir com a sua equipa na construção de projetos próprios.

Também os prémios foram atualizados com 40 horas de mentoria asseguradas pela Block Apps e Code Addict, no valor equivalente a 3.000€, distribuídas entre tecnologia, design, blockchain e crescimento nos EUA e na Europa. A equipa da Block Apps e Code Addict avaliará os melhores projetos continuamente, utilizando o sistema de votação auditável e transparente, com base na tecnologia blockchain, da Taikai.

“É com orgulho que vemos uma adesão tão positiva ao nosso desafio, tanto do ponto de vista dos participantes, como dos parceiros tecnológicos. Acreditamos que daqui sairão soluções relevantes não só agora, mas também na nova realidade que emergirá após esta pandemia,” afirma Mário Alves, CEO e fundador da Taikai.

O desafio, que procura soluções tecnológicas que enderecem os problemas atuais que as entidades de saúde enfrentam e que promovam a informação e consciencialização da população, mantém-se aberto e sem data de término, pois pretende-se que seja quando o vírus for controlado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui

17 + five =