Congresso Mundial de Empreendedorismo

Na 25.ª edição do congresso da EU-BIC, que decorre até dia 30 de setembro, os participantes vão partilhar experiências, discutir ideias e identificar as tendências de futuro para o sucesso da inovação empresarial. Para Ricardo Costa, vereador da Divisão de Desenvolvimento Económico da Câmara Municipal de Guimarães, o encontro será uma oportunidade para proporcionar ‘sinergias que ajudarão a inovar e impulsionar a criação de novas empresas promovidas por empreendedores’, num concelho que ‘tem uma tradição industrial forte e valoriza o design e as indústrias culturais e criativas como fator de desenvolvimento e de competitividade’.

Por seu turno, o administrador executivo do BICMINHO, Nuno Gomes, considerou o evento ‘um marco histórico para Portugal’. ‘Fomos selecionados pelos resultados obtidos pelo BICMINHO, afirmando o trabalho junto das empresas e dos empreendedores’, sublinhou, acrescentando que a discussão será centrada na indústria e nos serviços de apoio, com destaque para o design, que cria valor para as empresas, contribuindo para a competitividade, prosperidade e bem-estar das regiões’.

O tema central do Congresso é o design e a inovação pelo design. Segundo a organização, ‘a inovação pelo design tem vindo a assumir-se como o principal motor do crescimento económico da Europa’, permitindo ‘às empresas antecipar as expectativas dos utilizadores e criar soluções mais eficazes e eficientes, colocando as pessoas e as suas necessidades no centro do processo de criação do produto, permitindo que o indivíduo seja co-criador’, refere a organização, em comunicado.

John Mathers, CEO do Design Council UK e vice-presidente do BEDA, vai moderar a primeira sessão de hoje, com o tema Leading Business by Design. Destaque ainda para a intervenção de Javier Mariscal na última sessão do encontro. O designer gráfico e industrial espanhol que ficou internacionalmente reconhecido pelo trabalho feito para os Jogos Olímpicos de Barcelona, em 1992, fala sobre Unleashing Industrial Innovation, numa sessão aberta para o público em geral.

O evento conta ainda com a participação de Ralph Wiegmann, do iF International Forum Design, de Kristin Schreiber, Diretora do Programa COSME e de Empreendedorismo e PME na Comissão Europeia, de Dominique Roland, Diretor do Centre des Arts, e de Kirstie Chadwick, Presidente e CEO da International Business Innovation Association, entre muitos outros oradores de renome internacional.

O ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral, vai presidir ao jantar de Gala, que decorre esta noite,no Paço dos Duques, e a sessão de encerra na sexta-feira com a presença do Primeiro-ministro, António Costa.

COMPARTILHAR
Artigo anteriorPortugal perde competitividade
Próximo artigoMicrosoft Portugal apresenta Journey to the Web Summit
O Empreendedor é um projecto de empreendedorismo colaborativo que pretende desenvolver e testar novas formas de cooperação entre indivíduos e organizações ligadas ao empreendedorismo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui

five × 5 =