Conheça as principais tendências do empreendedorismo em 2022

Foto de Diego PH no Unsplash

Para começar um novo empreendimento é importante conhecer as tendências que se renovam todos os anos no mercado, pois estas são necessárias para compreender o que há de novo e o que será reutilizado.

Assim, pensar em começar um negócio é estar atento às novas formas de empreender e, principalmente estar alinhado com as novas tendências do empreendedorismo. Neste artigo vamos explicar como se preparar para isso e o que está para vir em 2022.

Empreendedorismo de 2022: o que há de novo por aí?

Apostar na novidade é essencial em qualquer negócio e principalmente na era digital, que tem comandado o mercado do empreendedorismo nos últimos anos. 2022 não será diferente, por isso anote as principais tendências do empreendedorismo que vão marcar este ano:

Foto de Luke Peters no Unsplash

Home office: como a pandemia modificou o cenário de trabalhar em qualquer lugar

Com a pandemia, ficou claro que mudar o estilo de trabalho foi necessário para o controle do vírus. Porém isso veio para revolucionar a forma de trabalho e principalmente de se ter um negócio.

Várias empresas passaram a ter equipas em teletrabalho e muitas desenvolveram plataformas virtuais para vender os seus serviços ou agregar processos de trabalho para os seus profissionais. Mesmo na indústria algumas atividades, como a indústria têxtil de confecção de uniformes, transferiram com sucesso, algumas etapas do processo de fabricação para fora do espaço fabril.

Esta é uma realidade que dificilmente irá ser alterada, não só porque muitas empresas perceberam que poderiam reduzir substancialmente as despesas associadas à manutenção de espaços de escritório, mas também porque muitos colaboradores preferem continuar a trabalhar em casa, poupando tempo e despesas de transporte.

O aumento dos preços dos combustíveis e a inflação que, de uma maneira geral tem afetado os custos de produção, continuará a marcar esta tendência, não só porque a maioria das empresas será forçada a reduzir custos, para se manterem competitivas, mas também porque os trabalhadores desejarão reduzir as despesas associadas à atividade laboral, para compensar as perdas de rendimento em consequência da inflação.

Do mesmo modo, os trabalhadores das gerações mais jovens, que estão agora a iniciar-se no mercado de trabalho, estão muito mais ‘conectados’ do que as gerações anteriores. A digitalização faz parte da sua vida e da forma como encaram a realidade. O teletrabalho continuará, assim, a ser uma das principais tendências do empreendedorismo que marcam o ano.

Hoje é normal trabalhar de casa, na praia, em viagens, até morar em um país e trabalhar para outro, e isso implica na modernização da forma de trabalho e isso impactou diretamente na forma de empreender, já que é fundamental ter um lugar no ciberespaço.

Oportunidades ligadas com a presença online das empresas; ferramentas digitais de gestão de equipas de trabalho; espaços de coworking; ou turismo para nómadas digitais; são algumas das soluções que continuarão a ser boas apostas no mercado de home office.

O desenvolvimento de tecnologias que tragam para a mobilidade ou para o digital atividades que até agora são exclusivas de grandes espaços físicos representam outro campo de elevado potencial. Também o outsourcing de serviços que possam ser partilhados por outras empresas e que, dessa forma, contribuam para baixar os custos operacionais de escritórios, quer nas despesas de equipamento e pessoal, quer nas relacionadas com o arrendamento do espaço.

Foto de Gordon Cowie no Unsplash

Produção audiovisual: como afirmar-se no contexto atual

Com uma necessidade de entretenimento cada vez maior, a produção audiovisual foi extremamente requisitada nos últimos tempos e isso já se reflete grandemente no mercado, com plataformas do tipo o Youtube, tornando-se um espaço muito fértil para divulgar seus produtos.

Também aqui se nota uma diferença geracional, com os consumidores mais jovens a revelarem-se mais recetivos às mensagens de impacto visual, mas de conteúdo bem diferente daquele que caracteriza os anúncios televisivos, ainda atrativos para as gerações mais velhas.

Vivemos a era dos memes das redes sociais e dos vídeos do Tik Tok, mas também dos vídeos, que no Youtube, ensinam um procedimento ou testam e comparam um produto.

Investir em estratégias de marketing audiovisual pode ser uma oportunidade para ajudar empresas a encontrarem novas formas de comunicação para os seus produtos e serviços. Por exemplo, uma empresa de automação residencial, pode apresentar um conteúdo didático mostrando de forma acessível a importância dessa indústria e das funcionalidades que disponibiliza.

Foto de Humberto Arellano no Unsplash

Produtos e serviços para animais: ter uma mascote tornou-se essencial para a maioria das pessoas

Ter um animal de estimação sempre foi normal, mas com os confinamentos impostos pela pandemia muitas pessoas acabaram por estabelecer uma ligação mais forte com os seus cães e gatos.

Hoje, as pessoas têm uma maior preocupação com as suas mascotes e estão dispostos a pagar por isso. Este é um mercado que tem crescido bastante, não apenas nas áreas de alimentação e veterinário, como de lojas e serviços especializados.

Soluções tecnológicas como apps que ajudem na ‘comunicação’ entre humanos e mascotes; webinars e cursos presenciais de treino ou aconselhamento; ou serviços de acolhimento temporário durante períodos de férias ou ausências de trabalho são algumas das oportunidades para um mercado em franco crescimento.

Estes, alguns das tendências do empreendedorismo a que deve estar atento em 2022. Esperamos que estas dicas possam gerar oportunidades e benefícios para aqueles que pretendem abrir um negócio.

O empreendedorismo é o principal motor da inovação na sociedade, independente do setor, seja uma fábrica de luva de vaqueta ou uma startup da área fintech. A capacidade de inovar, mostrando um diferencial para aqueles que procuram um caminho, nem sempre é fácil mas, encontrando o caminho certo, é sempre seguro investir.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui

18 − 15 =