Consórcio Europeu lança guia prático para o desenvolvimento de soluções de inovação social

Foto de Expand

O projeto europeu Expand lançou uma toolbox, em formato de guia, destinada a Instituições de Ensino Superior, proporcionando recursos metodológicos para implementar programas de aceleração de ideias baseados em desafios na área da inovação social.

O programa Expand é um consórcio criado em 2021 e financiado pela Comissão Europeia, que integra a consultora de inovação colaborativa portuguesa, Beta-i, e conta ainda com parceiros da Bélgica, Espanha, França, Grécia e Itália.

O programa começou pela criação de um acelerador de ideias que desafiou alunos das escolas de negócios Universitat Ramon Llull – Esade (Espanha) e ESSEC Business School (França) a conceber soluções viáveis para a problemática dos sem-abrigo. As aprendizagens obtidas neste processo foram utilizadas para elaborar o guia prático, que apresenta uma metodologia replicável e escalável que outras instituições de ensino podem utilizar para projetar e implementar os seus próprios aceleradores de ideias na área da inovação social.

O manual contempla diferentes módulos com objetivos pedagógicos específicos, auxiliando os professores universitários a incorporar noções de design thinking e desafios de impacto social nos currículos. Além disso, disponibiliza recursos para promover a colaboração entre instituições de ensino superior, incubadoras de inovação social, entidades de aceleração, ONGs e outras instituições públicas e privadas.

Ricardo Marvão, co-fundador da Beta-i, destaca que a toolbox oferece uma perceção mais compreensiva dos problemas sociais existentes e instrumentos para a criação de soluções inovadoras para os mesmos. “O envolvimento das instituições de ensino com parceiros do ecossistema pode enriquecer o desenvolvimento de ideias com impacto significativo na sociedade”, sublinha.

Através deste manual, os docentes do ensino superior têm acesso a uma metodologia para enfrentar desafios sociais sob a perspetiva do empreendedorismo, permitindo o desenvolvimento de soft skills nos alunos participantes dos programas de aceleração de ideias.

A toolbox está disponível para professores a nível mundial em formato de guia prático descarregável, agilizando o crescimento de soluções inovadoras no campo do empreendedorismo social resultantes do trabalho de três anos desenvolvido pelos vários parceiros do projeto Expand.

O consórcio Expand conta com duas escolas de negócios: Universitat Ramon Llull – Esade (Espanha) e ESSEC Business School (França); especialistas no ecossistema de inovação como a Beta-i (Portugal), H-FARM Education (Itália) e Impact Shakers (Bélgica); e três startups de impacto social: uma agência francesa especializada em políticas territoriais de habitação e renovação urbana, Espacité, uma organização grega que promove a (re)integração social, Diogenis, e uma agência de biodesign, a GLIMPS, da Bélgica.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui

twelve − eleven =