O contributo dos Tratados da União Europeia para o Empreendedorismo Sustentável

Start Europe discuss trade markets

Este artigo também está disponível em Inglês: https://www.empreendedor.com/the-contribution-of-the-eu-treaties-in-view-of-sustainable-entrepreneurship/

O Ciclo de Conferências Start Europe promove em Coimbra, um colóquio sobre o papel dos acordos comerciais da União Europeia e o seu contributo para a promoção dos direitos humanos e a proteção do meio ambiente. O evento é organizado pelo Instituto de Investigação Interdisciplinar da Universidade de Coimbra e pelo jornal Empreendedor.

O colóquio, que vai decorrer nas instalações do Instituto Interdisciplinar da Universidade de Coimbra, na Casa Costa Alemão, a partir das 13h30, conta com a participação de Pedro Silva Pereira, Vice-Presidente do Parlamento Europeu e Membro da Comissão do Comércio Internacional; Filipe Almeida, Presidente da iniciativa Portugal Inovação Social; Mafalda Evangelista, Head of Sustainability Knowledge at BCSD Portugal – Conselho Empresarial para o Desenvolvimento Sustentável e ainda de Vital Moreira, professor catedrático da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra (FDUC) e Presidente do Centro de Estudos de Direito Público e Regulação (CEDIPRE), entre outros oradores.

Durante o colóquio será analisada a componente jurídica que regula os tratados existentes entre a União Europeia e outros Estados, como o CETA, entre a Europa e Canadá; ou blocos de países, como o Tratado entre a União Europeia e o Mercosul; e de que forma estes acordos podem contribuir para promover um empreendedorismo sustentável e focado nos Direitos Humanos, ao mesmo tempo que desenvolvem o comércio global.

“A dinamização destes fora têm como objetivo nodal a discussão de temas pertinentes desta nossa Europa na área do comércio internacional e de que forma os acordos propostos pela União Europeia podem ajudar a promover os direitos humanos e o meio ambiente” explica Isabel Maria Freitas Valente, Coordenadora Científica do Grupo de Investigação Europeísmo, Atlanticidade e Mundialização do CEIS20-UCe que, conjuntamente com Alexandra Aragão organizam a componente cientifica do evento.

Este colóquio é destinado à comunidade académica, empresários, associações de empresários, câmaras municipais, jornalistas, e todos quantos direta e indiretamente estejam interessados na compreensão dos atuais desafios do comércio global. O acesso é gratuito, mas com um número de participantes limitado, pelo que é necessário proceder à reserva do bilhete através do site Start Europe.

Ciclo de Conferências Start Europe é organizado pelo jornal Empreendedor Media, em parceria com as mais prestigiadas universidades e associações empresariais portuguesas, e coordenadas por personalidades especializadas em cada uma das áreas temáticas, sempre com o foco no espaço europeu.  

O evento insere-se num conjunto de atividades que tiveram origem no European Trade Policy Day 2018 e estão a ser promovidas por Associações de Jovens em todos os países da União entre julho e setembro deste ano como o alto patrocínio da Comissária Cecilia Malmström (DG Trade) e o apoio da Associação de Jovens Empresários da União Europeia – JEUNE e do Parlamento Europeu – Gabinete em Portugal.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui

16 + 12 =