• News
  • Login
    Register
    About
    Help

News Item 

  • All
  • News
  • Entrepreneurship
  • Economy
  • Technology
  • Companies
  • Events
  • Guides
  • Interview
Back Coopérnico promove Dia de Combate à Pobreza Energética em Portugal

Coopérnico promove Dia de Combate à Pobreza Energética em Portugal

Empreendedor.com
Empreendedor.com
Events
Jan 14, 2022

A iniciativa decorrerá em formato digital, no dia 20 de janeiro, num evento onde serão apresentados casos de combate à pobreza energética.

A Coopérnico, cooperativa portuguesa de energias renováveis, vai organizar um evento sobre o combate à pobreza energética. O objetivo é promover um dia informativo de partilha de experiências, ações, projetos e programas que estão a ser levados a cabo em Portugal no âmbito do projeto europeu de empoderamento energético PowerPoor.

A iniciativa decorrerá em formato digital, no dia 20 de janeiro, entre as 10h e as 12h30, num evento gratuito, onde serão apresentados casos práticos de combate à pobreza energética com exemplos trazidos da Academia, das Autarquias e de instituições da Economia Social. 

De acordo com o "Índice Europeu de Pobreza Energética" da OpenExp, Portugal ocupa o 4º lugar entre os países da Europa com um nível "muito elevado" de pobreza energética. Atualmente, mais de 20% das famílias portuguesas não têm capacidade de manter as suas casas adequadamente confortáveis e são potencialmente pobres em termos de energia, no que toca a satisfazer as necessidades de aquecimento ou arrefecimento das habitações.

João Pedro Gouveia, Investigador no CENSE e Professor Convidado na Universidade FCT-NOVA de Lisboa, será um dos participantes no evento. Ele vai apresentar casos inspiradores de ação local neste âmbito, realizados ao nível nacional e europeu, entre outras iniciativas no âmbito do EPAH - Hub Europeu de Consultoria para a Pobreza Energética.

Liliana Cruz, da Câmara Municipal de Torres Vedras, vai expor o Programa para a Comparticipação em Obras de Conservação, Reparação ou Beneficiação de Habitações Degradadas. Sérgio Gouveia, do Centro Social de Ermesinde (IPSS), vai divulgar os primeiros passos na criação de um Gabinete de Combate à Pobreza Energética e Manuel Solla, da Associação Luta Final, irá partilhar o apoio domiciliário que estão a dar a várias famílias na identificação dos pontos que podem melhorar o seu uso da energia.

Foto de Dominik Kuhn no Unsplash

O Dia Informativo decorre no âmbito do PowerPoor, um projeto europeu que ambiciona tirar da pobreza energética mais de 22.000 famílias europeias até 2023. O objetivo é desenvolver programas e modelos de apoio a cidadãos em situação de debilidade neste campo e incentivar o uso de modelos de financiamento alternativos (por exemplo, estabelecer comunidades locais de energia, crowdfunding, crowdlending, entre outros).

O evento é organizado pela Cooperativa Coopérnico, entidade que pretende envolver os cidadãos e empresas na criação de um novo paradigma energético – renovável e descentralizado – em benefício da sociedade e do meio ambiente.


Empreendedor.com
Empreendedor.com
A Revista do Empreendedor é uma publicação digital independente, sediada em Portugal, que promove o conhecimento prático e estratégico no universo dos negócios.
In the world of business, the people who are most successful are those who are doing what they love
Warren Buffett
American Business Investor
Next Events
Empreendedor.com
Sobre o Empreendedor.com
Estatuto Editorial
Ficha Técnica
Termos de Utilização
Contacts
Contactos
  contacto@empreendedor.com

  • © 2026 Copyright Empreendedor
  • Privacy Policy
  • Cookie Policy
Powered By