Corium Biotech: Pioneira no desenvolvimento de couro em laboratório

Na foto: Maria Maia / Corium Biotech

A startup Corium Biotech, fundada em 2020, é uma pioneira mundial no desenvolvimento de couro exótico em laboratório, para a indústria do luxo e da moda. Sediada na UPTEC no Porto, a empresa tem como objetivo acelerar a transição sustentável da indústria, oferecendo uma alternativa sustentável do ponto de vista ambiental, do bem-estar animal e social e com um ciclo de vida circular.

A indústria do luxo e da moda é uma das maiores consumidoras de couro exótico no mundo, proveniente de quintas de criação de animais exóticos e/ou de animais capturados em seu habitat natural de forma furtiva. Este consumo tem um impacto ambiental, social e sobre o bem-estar animal bastante elevado, devido ao consumo de água, carbono resultante do transporte, condições de criação, desflorestação e pegada ecológica.

Fundada por Maria Maia e Margot Muller, a Corium Biotech trabalha no desenvolvimento de couro cultivado laboratorialmente, através de tecnologia de agricultura celular, criando um couro biológico a partir de células de animais, sem a necessidade do abater do animal para a produção. Este couro exótico é uma alternativa sustentável e inovadora, que responde aos critérios mais exigentes de sustentabilidade da indústria e dos seus consumidores.

A empresa tem sido reconhecida internacionalmente pela sua inovação e impacto. Foi vencedora da competição Portuguesa Climate Launchpad em 2020, finalista de vários prémios de inovação em Portugal e no estrangeiro, como o Prémio Empreendedorismo e Inovação do Crédito Agrícola em 2021 e o Prémio de Inovação ANDAM, em França, em 2022. Recebeu igualmente o selo de Impact Startup na Web Summit 2022.

Vídeo de promoção do projeto no Prémio Empreendedorismo e Inovação 2021 do Crédito Agrícola

A Portugal Ventures, através de um investimento inicial de 100 mil euros em 2021, permitiu o desenvolvimento dos primeiros protótipos. Atualmente, a Corium Biotech tem aberta uma nova ronda de financiamento que permitirá trabalhar na estratégia de industrialização.

Com o desenvolvimento do couro exótico em laboratório, a Corium Biotech está a contribuir para um futuro mais sustentável, onde a moda e o luxo são possíveis sem comprometer o meio ambiente, o bem-estar animal e social. A inovação é um caminho importante para alcançar esse objetivo e a Corium Biotech está a liderar esse caminho.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui

six + 17 =