Crédito ilegal: procura online por agiotas ultrapassa 6.200 pesquisas mensais

Estudo do CréditoPessoal.pt revela que milhares de portugueses procuram dinheiro rápido através de agiotas e plataformas não regulamentadas, expondo-se a riscos elevados.

Foto de Marina Ghanis 98 em Freepik

A plataforma CréditoPessoal.pt identificou uma média de 6.210 pesquisas mensais relacionadas com agiotas e empréstimos particulares em Portugal, de acordo com uma análise às expressões mais procuradas online pelos utilizadores nacionais.

Entre os termos mais comuns destacam-se “particulares portugueses que emprestam dinheiro” (900 pesquisas mensais) e “pessoas ricas que emprestam dinheiro” (200). Também se verificam pesquisas direcionadas a canais informais e de risco, como “whatsapp de agiotas portugal” e “empréstimos particulares olx”.

A análise revela ainda dois padrões relevantes: a procura localizada em grandes centros urbanos, visível em expressões como “agiota Lisboa” e “agiota Porto”; e a urgência refletida em frases como “preciso de dinheiro urgente com agiota”.

Estas pesquisas demonstram que há muitas pessoas em situação de extrema vulnerabilidade financeira à procura de dinheiro rápido, mesmo que isso signifique recorrer a opções perigosas e ilegais”, afirma Tiago Pestana, analista de crédito no CréditoPessoal.pt.

A plataforma alerta para os riscos associados a estas práticas e reforça a importância de recorrer apenas ao sistema financeiro regulado. “As instituições financeiras dispõem de alternativas para ajudar quem se encontra em incumprimento ou em sobre-endividamento, apresentando soluções com transparência e segurança jurídica”, acrescenta o especialista.

O CréditoPessoal.pt recomenda ainda a adoção de medidas preventivas perante sinais de endividamento excessivo, como renegociação, transferência ou consolidação de créditos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui

5 × 4 =