Crianças aprendem programação em aulas online

Depois de ter lançado a opção para o público em geral, a Teckies pretende agora levar às escolas a sua plataforma de programação online para os seus alunos.

A startup portuguesa, que promove a aproximação dos mais jovens às novas tecnologias, representa a RoboGarden em Portugal, uma plataforma onde os professores podem juntar os seus alunos em salas virtuais, estimulando a aprendizagem de código de forma prática e lúdica.

Apesar de ser uma ferramenta online de aprendizagem autónoma, à qual os alunos podem aceder em qualquer altura, os professores podem acompanhar todo o processo, orientando as diversas tarefas, sem precisarem de qualquer experiência na área, já que toda a plataforma está desenhada de forma fácil e intuitiva.

“A pandemia causada pela Covid-19 veio acelerar a automação de vários setores, evidenciando que a tecnologia fará cada vez mais parte da nossa vida. Tecnologias e hábitos que se pensavam ainda distantes – como aulas online para o ensino regular –, foram rapidamente introduzidos nas nossas vidas, mostrando que todos temos de estar preparados para lidar com esta inovação. É, por isto, urgente preparar os nossos jovens para esta realidade e para o emprego do futuro, aproximando-os de conceitos como programação e inteligência artificial”, afirma Patrick Götz, fundador da Teckies.

Com imagens coloridas e animadas, a plataforma permite aprender três tipos de linguagem, desde programação por blocos – utilizando o Blockly, tipo de programação desenvolvido pela Google –, a Java Script e Python. Apesar de não ser necessária experiência ou conhecimentos na área para poder utilizar o RoboGarden, numa fase inicial, se necessário, a Teckies dá formação aos professores, preparando-os para melhor gerirem o trabalho com os seus alunos.

As licenças são adquiridas pelas escolas e disponibilizam um acesso exclusivo para aulas virtuais durante um ano. A RoboGarden é uma solução criada pela empresa canadiana Micro Engineering Technology Inc., que tem a Teckies como parceiro exclusivo em Portugal.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui

12 − 10 =