O ISQ está a liderar a revolução digital na formação do setor marítimo com o lançamento de uma plataforma inovadora no contexto do Portugal Blue Digital Hub (PBDH). A iniciativa, que integra um consórcio nacional de referência na economia do mar, promete transformar a qualificação de profissionais e organizações ligadas ao mar, alinhando-as com os desafios da transição digital e ecológica.
Com o serviço Bluetech Training, o ISQ será responsável pelo desenvolvimento e operacionalização da plataforma, disponibilizando cursos focados em competências digitais e sustentáveis. “Queremos capacitar o setor marítimo com ferramentas à altura da economia azul do século XXI”, afirma Cristiano Vieira, responsável do projeto no ISQ.
A plataforma vai disponibilizar formação adaptada às exigências da Convenção STCW e alinhada com o Catálogo Nacional de Qualificações, permitindo a certificação de marítimos com competências digitais reconhecidas internacionalmente. O objetivo é apoiar tanto PMEs como entidades públicas na adoção de soluções digitais e verdes.
Coordenado pela Fórum Oceano, o Portugal Blue Digital Hub integra entidades como a ENIDH, AIR Centre, Beta-i, CIIMAR, DGRM, IPMA e Universidade de Aveiro. O projeto cobre oito áreas estratégicas, incluindo big data, blockchain, financiamento e formação, e posiciona-se como um motor de transformação para colocar Portugal na liderança europeia da digitalização do mar.