Data Challenge tem 75 mil euros para melhores soluções na área dos dados

As candidaturas ao Data Challenge abrem a 30 de agosto
Foto de Mika Baumeister no Unsplash

O Data Challenge é uma competição para o desenvolvimento de ideias centradas na área de dados. O programa é organizado pela UPTEC — Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto — e pelo UC Business da Universidade de Coimbra e visa apoiar ideias de negócio focadas em resolver os desafios de gestão, valorização e segurança de dados da indústria. 

Para participar no programa, os concorrentes terão de desenvolver soluções para os desafios propostos pelas empresas patrocinadoras. Altice, Bluepharma, Bosch, Prozis, Santander e Sogrape vão apresentar desafios de gestão, valorização e segurança de dados em seis áreas distintas: telecom, indústria farmacêutica, cidades inteligentes, eCommerce, banca/seguros e cadeia de abastecimento, respetivamente. Ao longo do programa, os participantes vão trabalhar nestes desafios e desenvolver ideias de negócio que os tentem solucionar.

Os prémios do Data Challenge ascendem os 75 mil euros. Para além de um prémio pecuniário de 2,500€, o vencedor de cada área tem acesso a incubação – durante 4 meses – numa das estruturas de incubação parceiras e a uma formação em temas associados a inteligência artificial da I2A2- Institut d’Intelligence Artificielle Appliquée, no valor de 10.000€.

Aberto a estudantes, investigadores e recém-licenciados, de qualquer Universidade e Instituto Politécnico do País, o Data Challenge procura participantes de todas as áreas do conhecimento, desde as humanidades e artes às ciências e engenharias. As soluções vencedoras serão depois testadas e desenvolvidas dentro das empresas.

“É um projeto win-win para os vários intervenientes, incentivando inovação e espírito empreendedor”, sublinha Sofia Frére, responsável do Santander Universidades em Portugal, o principal promotor da iniciativa. O incentivo à inovação e estimulação de novos modelos de negócio é reforçado por Maria Oliveira, diretora de negócio da UPTEC, que vê o programa como “uma porta aberta para a implementação de soluções em contexto empresarial. Construir pontes entre o conhecimento das Universidades e a indústria é essencial no processo de geração de novas ideias e inovação”, destaca.

Segundo Nuno Mendonça, Coordenador do UC Business – Gabinete de Transferência de Tecnologia da Universidade de Coimbra, “Mais do que um programa de apoio a ideias de negócio, o Data Challenge afirma-se como um verdadeiro desafio às empresas e empreendedores, criando valor a partir de dados até agora subaproveitados – criação esta a partir de informação disponível a todos, mas que apenas alguns poderão ascender à sua valorização, através da oportunidade de participação neste programa inovador e único no país”, reforça.

Durante o programa, que vai decorrer de outubro a dezembro, os participantes vão receber mentoria dedicada ao desenvolvimento da ideia de negócio e frequentar workshops focados no desenvolvimento da proposta de valor e estrutura do pitch.

As candidaturas ao Data Challenge abrem a 30 de agosto, na mesma altura em que são apresentados os desafios, mas os potenciais candidatos podem, a partir de hoje, fazer a sua pré-inscrição no website do programa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui

4 × five =