De Bom a Excelente – As 5 características de um profissional de sucesso

Foto de Akson no Unsplash

O título deste artigo não é inocente. Ele é uma justa homenagem a Jim Collins, um estudioso, um visionário e um palestrante de excelência, autor do livro ‘Good to Great’ (de bom a excelente) que me inspirou a escrever este artigo.

No livro, Jim Collins relatou um estudo minucioso a uma série de empresas que passaram de boas a excelentes e identificou as principais características dos profissionais que as conduziram ao sucesso.

Deixo-vos um breve resumo das conclusões a que Jim Collins chegou:

Liderança determinada, carismática e de princípios é a base de empresas bem-sucedidas. “Líderes que olhavam para o espelho quando as coisas corriam mal e para a janela (equipa) quando as coisas corriam bem’’. Acho esta frase extraordinária!

Recrutamento criterioso é aquele que valoriza o caráter em vez de currículo. O sucesso está na capacidade de “dar boas oportunidades a boas pessoas”.

Transparência. Liderar na base das perguntas para perceber quais os pontos de desordem, sem atribuir culpas e privilegiar “o diálogo, diálogo e o diálogo”. “Manter a esperança que se acabará por vencer, mas, ao mesmo tempo, encarar os factos mais brutais da realidade nos rodeia”.

Disciplina e não rigidez. Líderes dão o exemplo. Sendo os primeiros na linha, os colaboradores auto disciplinam-se sem haver necessidade de os controlar.

Tecnologia não é a resposta para tudo. Desenganem-se os que pensam que as empresas analisadas no livro ‘Good to Great’ estavam na vanguarda da tecnologia. Não, apenas usavam a tecnologia como “acelerador do sistema e não como salvador do sistema”.

Como deve ter percebido, para Jim Collins a chave para alcançar a excelência está no estilo de liderança e nos colaboradores das empresas.

Foto de Christina @ wocintechchat.com no Unsplash

TOP 5 – QUANTAS TEM?

Independentemente da sua profissão existem características que são valorizadas em qualquer área do mercado de trabalho. Características que distinguem os “Bons” dos “Excelentes”. Partilho consigo as que considero mais importantes:

1) Paixão: ‘’Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar nem um dia na tua vida.’’ Confúcio tinha toda a razão, a paixão pelo que fazemos motiva-nos, empenha-nos e, sem esforço, estamos sempre a ver oportunidades em todo o lado.

2) Inteligência Emocional: Esta é daquelas características que seja na vida profissional, seja na vida pessoal não podem faltar. Aprender a lidar com todo o tipo de personalidades, com egos, com prazos, com fragilidades… É o chamado ‘jogo de cintura’ que não se aprende nas licenciaturas.

3) Foco: Consegue começar uma tarefa e não perder o foco? Se consegue, excelente. Na minha opinião este é um dos fatores que rouba a produtividade: a distração.

Seja porque o locutor de rádio diz algo interessante e paramos para ouvir; as notificações no telemóvel que não param de piscar; aquela amiga que envia mensagem a combinar o jantar do fim-de-semana, e assim se passa um dia.

Calma! Não quero dizer que não pode ter pausas, ou uma escapadinha às redes sociais. Não só pode como é importante! Sugiro que pesquise o Método Pomodoro, um método de gestão de tempo muito interessante que divide os períodos de trabalho e foco, dos períodos de pausa.

4) Aprendizagem: Ter a capacidade de aprender ao longo do tempo, motivação para procurar conhecimento e gosto em partilhar o saber adquirido. Já conheci líderes de empresas que, por acharem que eram detentores do conhecimento absoluto, não partilhavam nada com a equipa. Nada mais errado! Dar e receber conhecimento, sempre.

5) Comunicação, Clareza, assertividade e simpatia. Três características que facilitam a comunicação em equipa. É muito importante falar de forma clara, assim todos irão perceber. Ser assertivo – não confundir com agressivo – e claro, a simpatia que é a cereja no topo do bolo.

Ah! Não se esqueça que há muitas formas de comunicar. Um gesto, um olhar e a postura também falam e dizem muito sobre si.

Estas são algumas das características do Profissional de Sucesso que trabalho com os meus profissionais de aromaterapia. Avaliar o ponto em que se situam e perceber como melhorar a cada dia que passa, é excelente para conseguirem trabalhar em si mesmos e evoluírem todos os dias.

Um profissional de sucesso não se constrói num só dia, ou numa tomada de decisão. Um profissional de sucesso constrói-se todos os dias, avaliando os seus pontos fortes e pontos fracos e melhorando, a cada dia que passa, os pontos fracos e potenciando os fortes.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui

twenty − 8 =