Dentro de 5 anos o Facebook será só video

Nicola Mendelsohn, vice-presidente do Facebook para a Europa, Médio Oriente e operações africanas, afirmou que dentro de cinco anos, ‘o Facebook será provavelmente todo vídeo’. Mendelsohn acrescentou que vídeo é ‘a melhor maneira de contar histórias no mundo’ e ‘ajuda-nos a digerir muito mais informação.’

Em declarações proferidas numa conferência, Mendelsohn prevê a obsolescência do conteúdo escrito no que respeita ao Facebook. Esta tendência está já a levar o próprio Facebook a diminuir a importância do conteúdo de texto nas últimas atualizações do seu algoritmo, dando cada vez mais prioridade aos conteúdos de video.

Os GIFs animados, as fotos e vídeos têm-se tornados cada vez mais usadas para ‘reagir’ aos posts, em contraponto à interação através de reações de tipo textual. O próprio Facebook têm acrescentado funcionalidades para permitir aos utilizadores ‘responder’ nos comentários usando estes novos tipos de conteúdo interativo.

Uma funcionalidade que cada vez se torna mais popular é a da publicação de vídeos e fotos em 360 graus pelos utilizadores, sendo que a passagem para a inclusão de conteúdos de realidade virtual pode acontecer brevemente. O Facebook adquiriu há 2 anos a Oculus Rift por cerca de 2 mil milhões de dólares, esta startup desenvolveu um sistema de realidade virtual orientado para o consumidor que permite uma imersão em mundos completamente virtuais.

Mas não será por causa do crescimento de popularidade do vídeo que a rede social irá alterar a maneira de comunicar. Continuará a existir, mesmo assim, muita gente que irá sempre preferir os conteúdos escritos em vez de imagens em movimento e sons. apesar disso, Mendelsohn afirma que as comunicações baseadas em vídeo irão continuar a crescer e a tornar-se o meio preferido dos utilizadores da maior rede social, acrescentando ainda que ‘estamos a observar um declínio no uso do texto de ano para ano’.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui

fifteen + one =