Dicas para tornar as PME’s campeãs da transição digital

Foto de NordWood Themes no Unsplash

Em ritmo de aceleração já antes da crise pandémica, a transição digital é hoje um dos principais fatores de sucesso – e fracasso – de organizações e empresas de todas as dimensões e setores de atividade. Com vantagens ao nível da agilidade, desempenho e competitividade que impulsiona, a transição digital resulta do uso da tecnologia em favor dos objetivos dos negócios, através de suportes, plataformas e canais que privilegiam a cultura digital.

De acordo com a Páginas Amarelas, a maior agência nacional de Marketing Digital, apesar da tecnologia redesenhar constantemente os limites, a transição digital deve ser abraçada por todos os negócios, independentemente da sua dimensão, para quem pequenas dicas poderão significar grandes retornos.

Assim, alinhar a estratégia digital com o objetivo do negócio deve ser uma das prioridades. Hoje, muitas das regras que orientavam as empresas na era pré-digital deixaram de se aplicar. Por isso, antes de embarcar na transição digital, é importante identificar as maiores lacunas digitais e alinhar a nova estratégia com os objetivos do negócio.

Capacitar as pessoas para os novos processos deve ser a preocupação. A transição digital costuma começar forte no topo e perder ímpeto à medida que se propaga para a linha da frente. O melhor caminho é envolver e capacitar as pessoas, reduzindo a resistência à medida que surgem novas iniciativas digitais.

Procure tirar partido dos dados recolhidos. Acumular grandes quantidades de informação como resultado da transição digital não chega, a chave para uma transformação de sucesso está em captar e utilizar dados de forma eficaz, e orientar mudanças ágeis a partir das tendências identificadas.

Investa na customer experience. O design de serviços para moldar a perceção do cliente perante a experiência de compra, está cada vez mais sofisticado. Quanto mais personalizada for essa experiência, mais depressa será escolhida novamente – e recomendada a outros clientes potenciais.

Reavalie a estratégia digital continuamente. A transição digital nunca termina, uma vez que todos os dias são lançadas novas tecnologias. Acompanhar as novidades e ser ágil na implementação das suas vantagens é essencial para manter o negócio na crista da onda digital.

Através destas dicas simples, propostas pelas Páginas Amarelas, é possível integrar com eficácia as frentes da transição digital na estratégia global de Marketing, contribuindo para que a estratégia da sua empresa faça parte da evolução e garantindo a competitividade.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui

19 + 9 =