Direção-Geral da Saúde digitaliza normas clínicas

Representantes da Departamento da Qualidade da Saúde da Direção-Geral da Saúde (DGS) e da UpHill assinam protocolo
Foto: DGS/UpHill

A Direção-Geral da Saúde e a UpHill assinaram um protocolo para a modernização do processo de elaboração e disseminação de normas clínicas. A plataforma tecnológica disponibiliza ferramentas para profissionais de saúde, visando a digitalização do setor.

O Departamento da Qualidade da Saúde da Direção-Geral da Saúde (DGS) e a UpHill, tecnológica que desenvolve conteúdos e software médico para apoiar os profissionais de saúde e aumentar a eficácia dos cuidados, estabeleceram uma parceria para otimizar e modernizar o processo de recolha de evidência científica e divulgação de normas clínicas.

As normas clínicas, documentos que orientam a prestação de cuidados a nível nacional e estabelecem quais os procedimentos mais indicados para diagnosticar e tratar uma doença, de acordo com a evidência científica mais robusta, passam a estar disponíveis em formato digital e interativo para promover a sua utilização e aplicação durante a prestação de cuidados de saúde.

“Divulgar e tornar acessível informação rigorosa para apoiar a decisão clínica acrescenta valor e transforma a prestação de cuidados. Queremos fortalecer a metodologia de aplicação da evidência científica ao contexto nacional através de documentos mais robustos, mais digitais e mais acessíveis. Com esta parceria estamos também a desenhar o futuro da qualidade na saúde em Portugal”, explica Válter Fonseca, Diretor do Departamento da Qualidade em Saúde da DGS.

Tendo em conta a parceria celebrada, as duas entidades garantem uma colaboração nas etapas da recolha de evidência científica, da divulgação e utilização digital, facilitando a sua utilização no terreno.

“Estamos extremamente satisfeitos por apoiar a Direção Geral da Saúde, através do Departamento da Qualidade na Saúde, num passo tão transformador e inovador como este e, simultaneamente, realizar o nosso propósito enquanto startup – usar a tecnologia como meio para apoiar as decisões dos profissionais de saúde e garantir cuidados de qualidade para todos. Trata-se de facilitar o acesso a conhecimento médico selecionado e estruturado, de forma rápida, o que constitui um enorme benefício para o dia-a-dia em saúde.”, acrescenta Luís Patrão, cofundador e diretor de parcerias da UpHill.

A UpHill é uma empresa fundada em 2015 por três médicos, com uma presença consolidada no setor hospitalar em Portugal e multinacionais farmacêuticas em Portugal e outros países da Europa. Em 2016, a empresa foi reconhecida pela ANJE com o Prémio Jovem Empreendedor, em 2019 fechou a primeira ronda de investimento e, no último ano, pela Agência Nacional de Inovação (ANI) com a distinção Born From Knowledge. 

A assinatura do protocolo decorreu no âmbito do Dia Mundial dos Cuidados de Saúde Baseados na Evidência.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui

5 × two =