E-Commerce cresce 20% no final do ano

Foto de rupixen.com no Unsplash

As vendas em e-commerce entre 26 de dezembro e 2 de janeiro registaram uma subida de 20% face ao período homólogo de 2020/21, segundo uma análise da KuantoKusta, uma plataforma de e-commerce que desenvolveu um comparador de preços online.

O crescimento do consumo online no período de saldos pós-Natal tem registado um crescimento crescente que atinge os 218% quando comparamos com o mesmo período de há dois anos (2019/20), refletindo o impacto da pandemia nos hábitos dos consumidores.

Com os estabelecimentos impedidos de iniciar saldos antes de dia 10 de janeiro, os portugueses socorrem-se do comércio eletrónico para aproveitar os descontos, e só no Kuanto Kusta as visitas subiram 30% e até as faixas etárias mais elevadas têm aderido ao online para compensar os seus hábitos de consumo mais tradicionais.

“Os portugueses estão a contornar a ausência de saldos nas lojas com o recurso ao online, prática crescente desde o início da pandemia, e hoje com muito mais segurança até nos pagamentos eletrónicos, pelo que o consumo deve continuar a aumentar nos próximos dias”, afiança Paulo Pimenta, CEO do KuantoKusta.

Entre os produtos mais procurados nos saldos online estão os relacionados com as categorias de Saúde e Beleza (+127%); Gastronomia e Vinhos (+105%); Animais de Estimação (+56%); Informática (+47%) e Casa e Decoração (+45%).

“Os portugueses já não procuram apenas produtos de eletrónica e informática no e-commerce e, por isso, é fundamental que todo o comércio tradicional assegure presença no online”, alerta o mesmo responsável.

Recorde-se que a proibição da prática de saldos nas lojas físicas, em vigor até segunda-feira, serve para limitar as deslocações e evitar aglomerados de pessoas nos estabelecimentos comerciais, diminuindo as probabilidades de contágio com o vírus Sars-Cov-2. Em consequência desta medida os consumidores recorrem ao online para aproveitar os descontos típicos desta época. 

KuantoKusta é um dos canais mais influentes do e-commerce em Portugal. Em 2013  desenvolveu uma aplicação dedicada à comparação de preços através de tablet e smartphone. Na sua base de dados conta com milhares de produtos, que podem ser pesquisados por categoria, marca, referência ou código de barras. Além do comparador de preços a plataforma disponibiliza também ferramentas de apoio á gestão de preços para lojistas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui

five × 3 =