Economia Viva debate o estado da economia mundial

Foto de Markus Spiske no Unsplash

A 7ª Edição do Economia Viva, a maior conferência de Economia, organizada por estudantes em Portugal, decorre no Campus da Nova SBE com transmissão em direto online. Personalidades do meio académico, político e empresarial reúnem-se para analisar as tendências da economia portuguesa e mundial.

Organizado pela Nova Economics Club e pela União de Estudantes da Nova SBE, com o aval institucional da Nova School of Business and Economics (Nova SBE), e com coorganização da Representação Comissão Europeia em Portugal, a 7ª edição do ciclo de conferências Economia Viva decorre entre os próximos dias 7 e 11 de fevereiro, num modelo híbrido.

No evento, várias personalidades, que estarão presentes tanto no Campus da Nova SBE, como online, para debater, ao longo dos cinco dias de evento, os assuntos estruturantes da atualidade nacional e internacional, como política monetária não convencional, o futuro da integração europeia, modelos de propinas, o papel do governo a combater desigualdades, e se estaremos a assistir ao fim da ordem liberal mundial.

O Economia Viva é o maior ciclo de conferências sobre Economia organizado por estudantes em Portugal. Este ano, fruto do contexto pandémico, realiza-se num formato misto com as sessões de debate aliando a componente presencial – com convidados e moderadores a partir do Campus de Carcavelos – e online, com convidados a juntarem-se à conferência remotamente. Também o público poderá participar e interagir com os oradores tanto presencialmente como remotamente.

Sob o mote “From Nova SBE to the World!” o Economia Viva contará com cinco debates, todos em inglês. O evento será transmitido em direto da Nova SBE e poderá ser visionado em streaming via Facebook e Youtube. A participação do público será assegurada através dos canais digitais.

Entre os debates agendados estarão diversas personalidades ligadas ao Banco Central Europeu, como Vítor Constâncio, antigo Vice-Presidente do Banco Central Europeu; e Chiara Osbat, da Direção Geral de Economia do Banco Central Europeu para debater a política monetária dos Bancos Centrais.

A integração europeia e os seus reflexos nas políticas económicas serão analisados pela Comissária Europeia de Coesão e Reformas, Elisa Ferreira; e pelas eurodeputadas Lídia Pereira e Maria Manuel Leitão Marques.

Outro tema relevante é o crescimento dos populismos em vários países da Europa e as suas consequências na economia, sobretudo quando o nacionalismo põe em causa a cooperação internacional e o papel das organizações intergovernamentais. Um debate com Ana Santos Pinto, Professora Auxiliar NOVA FCSH e ex-Secretária de Estado da Defesa Nacional, Paulo Portas, político Português e ex-Ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros e Sofia Moreira de Sousa Embaixadora da Comissão Europeia em Portugal.

Na lista debates agendados estão ainda temas relacionados com a Educação e as Desigualdades, analisadas numa perspetiva económica.

Criado em 2016 pelo Clube de Economia Nova ao Sindicato dos Estudantes da Nova, o Economia Viva promove anualmente a discussão sobre temas com relevância a nível Nacional, Europeu e Internacional, promovendo um diálogo aberto a toda a sociedade e apoiado por conceituados Economistas de todo o mundo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui

5 − 2 =