EDP lidera Top das marcas portuguesas mais valiosas

Na foto: Anuncio luminoso numa loja da EDP

A EDP é a marca mais valiosa de Portugal, seguida da Galp Energia e do Pingo Doce. A elétrica portuguesa foi avaliada em 2,4 mil milhões de euros, seguida da Galp Energia (valor de marca 2 mil milhões de euros) e do Pingo Doce (1,2 mil milhões de euros), de acordo com o relatório da Brand Finance Portugal 25-2023, a principal consultora de avaliação de marcas.

Pilar Alonso Ulloa, Diretora-Geral da Península Ibérica (Espanha, Portugal) e América do Sul, comentou: “À medida que o mundo se volta cada vez mais para fontes de energia limpas, a indústria do petróleo e do gás enfrenta o desafio crítico de equilibrar a rentabilidade a curto prazo com a viabilidade a longo prazo. Com isto em mente, a EDP surge como a marca mais valiosa com o maior valor de perceção de sustentabilidade”.

Todos os anos, a Brand Finance põe à prova 5.000 das maiores marcas e publica mais de 100 relatórios, classificando as marcas em todos os setores e países. O Brand Finance Portugal 25 2023 inaugural fornece uma análise das 25 marcas mais valiosas e mais fortes de Portugal. O valor combinado das marcas do Top25 de Portugal ascende a 12,6 mil milhões de euros, o que é 22% superior ao registado em 2021. A Fidelidade e a Brisa são novas entradas, ocupando o 8º e o 19º lugar, respetivamente.

Infografia de Brand Finance

O valor da marca EDP, embora tenha registado uma descida de 4%, para 2,4 mil milhões de euros relativamente ao ano anterior, continua a ser a marca portuguesa mais valiosa. Com presença em 29 mercados de três continentes na produção, transporte, distribuição e venda de eletricidade e gás, a marca apresentou bons resultados financeiros e implementou planos de expansão para 2022.

A EDP tem também a Reputação de marca mais elevada do sector em Portugal, de acordo com o estudo de mercado anual da Brand Finance (6.6). No entanto, os rácios de Sensibilização (65%), Familiaridade (49%) e Consideração (38%) não são muito elevados em comparação com alguns dos seus concorrentes, como a Galp Energia: Consciência (98%), Familiaridade (87%) e Consideração (72%). Embora a Reputação desta última seja um pouco mais baixa (6,3 em 10). Com aumentos substanciais no valor da marca, a Galp Energia (valor da marca aumentou 40%, para €2 mil milhões) e o Pingo Doce (valor da marca aumentou 53%, para €1,2 mil milhões) continuam em segundo e terceiro lugar no ranking, relativamente a 2022

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui

fifteen + 11 =