Já disponível em português para sistemas Android e iOS, a aplicação Eye Get It é um exemplo de como a inovação tecnológica pode gerar impacto social. Desenvolvida na Letónia com o apoio da Emergn, consultora global com presença em Portugal, a app recorre à inteligência artificial (IA) para ajudar crianças com perturbações do espetro do autismo (PEA) a comunicar de forma mais simples e intuitiva.
A Eye Get It nasceu durante o hackathon HackCodeX promovido pela Emergn, competição que desafia colaboradores de várias áreas a criar soluções digitais com valor social. A aplicação foi a vencedora do evento e já está a ser lançada em vários mercados.
Segundo a Organização Mundial da Saúde, cerca de 3% da população mundial — aproximadamente 75 milhões de pessoas — está no espetro do autismo, e até 30% destas não comunica verbalmente. A Eye Get It procura dar resposta a esta realidade, substituindo ou complementando os tradicionais cartões visuais impressos por uma ferramenta digital adaptável, que gera imagens personalizadas para facilitar a comunicação entre crianças, famílias e professores.
“O hackathon da Emergn foi uma oportunidade incrível para juntar a minha experiência pessoal e o desejo de aproximar crianças e famílias das possibilidades da IA”, explica Diāna Maksimceva, criadora e desenvolvedora da app. “O nosso objetivo é que a Eye Get It seja um apoio real para famílias e escolas, facilitando a comunicação e a inclusão das crianças com PEA.”
Para Fredrik Hagstroem, Chief Technology Officer da Emergn, o projeto reflete o propósito da empresa: “Na Emergn acreditamos que a tecnologia deve servir um propósito. O Eye Get It é um exemplo claro de como o investimento em IA, incluindo o que fazemos em Portugal, pode transformar vidas.”
Com sede em Londres e presença em mais de 12 países, a Emergn conta com uma equipa de cerca de 80 profissionais no Porto, especializada em áreas como automação, product design, marketing e IA. A app, disponível em português, inglês, russo e alemão, será em breve lançada também em francês, espanhol e italiano.







