Empreendedorismo Corporativo

Novo Ambiente Competitivo, Novas Estratégias

Imagem de Sebastian Šoška por Pixabay

Diante das constantes tranformações no mundo empresarial e crescente competitividade, torna-se cada vez mais importante que as organizações repensem suas estratégias e criem maneiras diferenciadas e criativas de oferecer seus produtos ou serviços para se destacar diante da concorrência, conquistar clientes e, como consequência, alcançar o sucesso no mercado onde atua.

É neste contexto que o empreendedorismo corporativo faz toda a diferença! Seu mecanismo baseia nos pilares da inovação, criatividade e desenvolvimento de novos negócios dentro das empresas já constituídas. Além disso, fornece uma visão ampla e estratégica, no qual agrega valor por meio do aprimoramento de suas atividades e de seu time de profissionais.

Para desenvolver uma visão empreendedora e ao mesmo tempo estreitar os laços entre os profissionais e a empresa, é necessário integrar o empreendedorismo corporativo à cultura organizacional, além de criar ambientes que valorizem os talentos e promovam a realização dos propósitos mais relevantes para a vida das pessoas. Desta forma, fica mais fácil dar espaço para os profissionais atuarem de forma engajada e colaborativa, propondo ideias e sugerindo estratégias para o negócio.

E ao promover um movimento empreendedor com ações cotidianas, é preciso que a empresa reestruture suas políticas de pessoas, cargos, e premiações, conferindo reconhecimento e incentivo aos profissionais que têm melhor desempenho dentro da filosofia adotada, para que todos cresçam junto com os resultados que surgirem internamente.

Qualidades de um empreendedor e da iniciativa empreendedora

Um empreendedor, ou uma pessoa com iniciativa empreendedora, é alguém que se destaca dos demais. Esse destaque é marcado por algumas características específicas, entre as quais, podemos salientar as seguintes:

Criatividade – capaz de fazer ligações singulares ao perceber as necessidades do mercado e as soluções possíveis.

Proatividade – não espera o movimento do mercado antes de posicionar-se de forma a aproveitar as oportunidades.

Busca por relevância – não consegue conviver com o sentimento de mediocridade, sente a necessidade de ser importante no meio que atua.

Otimismo – como disse o célebre Winston Churchill: “O pessimista vê dificuldade em cada oportunidade, enquanto o otimista vê oportunidade em cada dificuldade”.

Pensamento Estratégico – nos casos de sucesso, é comum a compreensão clara dos objetivos e das ações necessárias para atingi-los.

Autoconfiança – transmite segurança na definição do destino do negócio. Ao decidir por um caminho, persevera mesmo diante das adversidades.

Resiliência – frente aos fracassos e retrocessos pertinentes à atividade empresarial, não se deixa derrotar.

Adaptabilidade – dificilmente o planejado no início permanece em todas as etapas do projeto, mas o empreendedor de sucesso entende a necessidade de ajustes e sabe quando deve ceder.

Imagem de Gerd Altmann por Pixabay

Principais vantagens da iniciativa empreendedora nas empresas

A atitude empreendedora não é somente relevante para a criação de novos negócios ou abertura de novas empresas. As pessoas com as competências ligadas a esse perfil contribuem gerando inúmeros benefícios para as organizações como um todo. Confira!

Mentalidade Inovadora

Esse é um benefício direto do empreendedorismo corporativo, uma vez os profissionais buscam a inovação constantemente dentro da empresa. Na prática, isso se traduz em vantagem competitiva para o negócio que, por meio da inovação, se posiciona melhor no mercado e destaca dos concorrentes.

Aumento da Colaboração

Os profissionais passam a entender que juntos eles são muito mais fortes, e o sucesso da empresa também representa uma vitória pessoal, consequentemente as atividades terão maior rendimento.

Motivação e Satisfação

Os profissionais que têm voz ativa e contribuem para a transformação do local em que trabalham são, certamente, muito mais satisfeitos e motivados com as funções que lhes são atribuídas, já que existe um autêntico reconhecimento do indivíduo como parte essencial nas engrenagens da empresa.

Ganho de Produtividade

Empresas que promovem esse tipo de metodologia têm a preocupação com o ambiente de trabalho e investem nos seus talentos, contribuindo assim para um melhor desempenho de sua equipe.

Retenção de Talentos

Quando os profissionais participam ativamente da performance do negócio e se sentem valorizados, o nível de satisfação aumenta. As vantagens são a retenção dos melhores talentos na empresa e, consequentemente, a redução dos níveis de rotatividade.

Redução de Custos

Projetos elaborados a luz do empreendedorismo corporativo, em regra, conseguem extrair o máximo dos recursos utilizados, pois a medida em que pequenas inovações são implementadas nos processos da empresa eventuais problemas já foram identificados e solucionados.

De modo geral, as iniciativas de fomento ao empreendedorismo nas grandes organizações sugerem o desenvolvimento de processos estruturados, a fim de acelerar o aprendizado sobre novos conhecimentos e novas habilidades, desenvolver competências inovadoras, gerar retornos financeiros positivos e, assim, garantir a sustentabilidade de suas estratégias competitivas num ambiente cada vez mais concorrido e dinâmico. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui

four × four =