Empreendedorismo Sustentável

Imagem de Gerd Altmann por Pixabay

Sustentabilidade é um tema que está cada vez mais presente no quotidiano das pessoas, e mais do que isso, das organizações. O reconhecimento de ações mais conscientes acerca dos aspetos sociais, económicos e ambientais é crescente e abre espaço para à criação de novas oportunidades de negócios – isso é o Empreendedorismo Sustentável.

Também chamado por alguns especialistas como “empreendedorismo orientado à sustentabilidade”, o empreendedorismo sustentável, tem como característica a aplicação de um modelo de negócio que concilia a preservação do planeta com avanços tecnológicos e qualidade de vida das pessoas.

Isso quer dizer que empreendimentos sustentáveis buscam a lucratividade a partir de processos humanizados e que respeitam os fatores que beneficiam a sociedade, focando especialmente em atitudes duradouras e colaborativas, pensando no futuro e nas próximas gerações – uma forte consciência do coletivo e ética em seu sentido mais elevado pela busca do bem comum.

Segundo Paula Calainho, Especialista em Gestão Estratégica e Sustentabilidade, “no empreendedorismo sustentável, contrariamente ao que alguns ainda receiam, teremos um negócio mais lucrativo, competitivo e coletivamente mais vantajoso a curto, médio e longo prazo”.

“Esperamos que os empreendedores sejam capazes de criar os seus modelos de negócios colocando a sustentabilidade no seu ADN, com uma visão de amplificar os impactos positivos – internos e externos – sociais, econômicos e ambientais, adotando sempre as melhores práticas corporativas, a fim de multiplicá-las através de sua cadeia”, conclui.

Invista em Negócios Sustentáveis para um Mundo Melhor

Pensando nisso, partilhamos pontos importantes a se levar em conta sobre o empreendedorismo sustentável. Confira!

Invista em bem-estar social

Seu negócio é viabilizado por pessoas, para pessoas. Nesse sentido, a valorização do capital humano é muito importante. Além disso, promova uma cultura colaborativa e cuide da qualidade do ambiente de trabalho para que todos tenham oportunidade de apresentar suas ideias, sugestões e opiniões, a fim de contribuir ativamente para os resultados da organização. Gerar senso de pertencimento aos demais integrantes da empresa, faz com que o crescimento seja natural e contínuo.

Desenvolva processos ecologicamente corretos

É essencial que os processos da organização sejam desenvolvidos e implementados de forma que haja uma melhor utilização dos recursos e menos consequências negativas para o meio ambiente. Em muitas situações, a menor das atitudes já causará grandes mudanças no futuro, como por exemplo, redução do consumo de energia e água, bem como das impressões em papel, investimento em reciclagem, além de fazer transportes mais económicos tendo em mente um menor gasto de combustível.

Promova a consciência coletiva

Promover a consciência coletiva no ambiente de trabalho é um grande desafio. Por isso, a sustentabilidade precisa ser discutida e praticada por todos os integrantes da empresa, desde gestores a colaboradores de todas as áreas e posições para que eles entendam que as medidas a serem adotadas não se tratam apenas de novas regras ou normas, mas de uma demonstração de responsabilidade socioambiental. Desta forma, além de todos os benefícios gerados para as pessoas e para o planeta, a organização ainda tem a vantagem de ser reconhecida pelo consumidor como consciente e responsável, o que agrega valor à marca.

Seja em negócios socialmente, economicamente e ambientalmente corretos, seja com a participação mais envolvida enquanto consumidor, somos nós que podemos fazer a diferença para o nosso planeta, natureza e sociedade no decorrer das gerações. Nosso futuro como humanidade depende da integração de um olhar exponencial a respeito dos impactos das nossas ações em todas as nossas relações.

Sendo assim, para aqueles que adotam o propósito social e sustentável como estilo de vida e empreendimento, toda a sua visão de mundo e de negócios, deve necessariamente passar pela revisão de seus valores, crenças, atitudes e comportamentos mais conscientes, como indivíduo e como empresário – sendo estes, peça-chave para se construir uma empresa próspera, respeitada, crescente, atrativa e inovadora, assegurando, assim um grande diferencial competitivo no mercado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui

sixteen − six =