Empreender à distância de um clique

Foto de Maria Stewart em Pexels

O empreendedorismo tem avançado significativamente nos últimos anos. Outrora reservado a um grupo restrito de empresários, o empreendedorismo é hoje uma opção de carreira viável para pessoas de todos os contextos sociais e áreas profissionais.

A democratização do acesso à informação e aos recursos tem sido uma das maiores revoluções no mundo do empreendedorismo. No passado, qualquer pessoa com ambições empresariais tinha de possuir uma boa rede de contactos, ter muito dinheiro ou possuir sólidos conhecimentos de gestão empresarial para poder considerar iniciar o seu próprio negócio. No entanto, a Internet permitiu às pessoas aprenderem a empreender e acederem aos instrumentos e recursos de que necessitam para serem bem-sucedidas.

Outra mudança significativa tem sido a ascensão da tecnologia. As pessoas podem agora ligar-se, cooperar e fazer negócios a partir de qualquer lugar, devido à utilização generalizada de smartphones e outros dispositivos. Com apenas alguns cliques, os empresários podem agora conectar-se aos seus consumidores e clientes em qualquer parte do mundo, criando infinitas possibilidades de prospeção e negócio.

“A forma como fazemos negócios mudou drasticamente nos últimos anos. As startups são agora mais rápidas e também mais competitivas. A Internet é uma coisa engraçada. Em primeiro lugar, abriu oportunidades que qualquer pessoa, há 30 anos atrás, nem sequer conseguiria imaginar. Antigamente, era possível encontrar pessoas que partilhavam interesses comuns, mas estas estavam limitadas pela mobilidade geográfica. A Internet e a tecnologia abriram uma área virtual onde se podem encontrar pessoas com os mesmos interesses em diferentes partes do mundo, o que permite às empresas encontrarem facilmente clientes. Hoje é possível ver uma empresa americana a competir com uma empresa sediada no Dubai. Em segundo lugar, temos também a possibilidade de nos concentrarmos em nichos de mercado dos quais as grandes empresas tendem a ficar afastadas e, por isso, muitos profissionais têm a possibilidade de se concentrar nesses mercados”, considera Jorge Yedro, um empreendedor na área tecnológica.

Foto de Lucian Petrean em Pexels

O crescimento da gig economy também tem sido uma das revoluções mais significativas no empreendedorismo. O crescimento dos marketplaces online que ligam colaboradores, profissionais à procura de serviços e empresas acelerou esta transição. A gig economy tem sido adotada por muitos empresários como uma forma de lançar e expandir as suas empresas, e é agora cada vez mais habitual que as pessoas trabalhem de forma independente ou em regime freelancer, ao invés de trabalharem sob os vínculos de trabalho tradicionais. O e-commerce e o social selling tornaram possível aos empreendedores alcançar uma audiência global e vender os seus produtos e serviços sem a necessidade de instalações físicas. Os modelos de negócios brick & mortar da velha economiaconvivem hoje com a multiplicação de empresas híbridas click & brick ou mesmo empresas 100% online, que provocam a disrupção constante do mercado onde operam pela sua oferta clara, interfaces intuitivos e fáceis de utilizar pelo cliente, preços competitivos e grande rapidez de implementação das soluções que oferecem.

Para além destas transformações, o empreendedorismo também se tornou mais inclusivo nos últimos anos. Tem havido um impulso para apoiar e promover o empreendedorismo entre grupos sub-representados na sociedade, tais como mulheres e minorias. Como resultado, têm sido desenvolvidas iniciativas e programas para apoiar e promover o empreendedorismo entre estes grupos de forma a nivelar o campo de ação para todos aqueles que querem possuir o seu próprio negócio.

Em geral, o empreendedorismo tem evoluído significativamente ao longo dos anos e continuará a mudar à medida que a tecnologia e a sociedade evoluem. A ascensão da Internet, o acesso facilitado a recursos, a gig economy, os meios de comunicação social e o comércio eletrónico são alguns dos principais eixos críticos na formação da paisagem atual do empreendedorismo e continuam, dia a pós dia, a abrir novas oportunidades para aspirantes a empresários em todo o mundo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui

18 − 12 =