Empresas da Indústria de Bens de Consumo ainda longe das metas de Sustentabilidade

Foto de Freepik

A sustentabilidade tem sido cada vez mais uma preocupação para empresas de todos os setores, incluindo a indústria de bens de consumo. Uma pesquisa realizada pelo Instituto de Valor de Negócio da IBM (IBM Institute for Business Value) revela que as empresas deste setor estão procurando operações mais sustentáveis para dar resposta às expectativas dos consumidores e reduzir o seu impacto no meio ambiente.

De acordo com o estudo “Operações Sustentáveis na Indústria de Bens de Consumo” (Sustainable Operations in Consumer Products), a sustentabilidade está a torna-se um requisito cada vez mais importante para os consumidores na escolha de produtos e marcas. Segundo o estudo, 57% dos consumidores estão dispostos a pagar mais por produtos sustentáveis e 71% afirmam que consideram a sustentabilidade quando escolhem uma marca.

“Os consumidores estão a pensar recompensar as empresas que estejam focadas na sustentabilidade, e os FMCGs estão atentos”, disse Ruediger Hagedorn, CGF End-to-End Value Chain Director. “Ao juntar sustentabilidade com eficiência operacional, as empresas estão a redesenhar proactivamente a sua cadeia de abastecimento e as operações de produção para impulsionar o crescimento e mitigar riscos. Este estudo fornece informações valiosas sobre a tomada de decisões globais ao nível da administração, procurando preparar o setor de bens de consumo para um futuro mais sustentável.”

A pesquisa também destaca que as empresas estão cada vez mais conscientes do impacto das suas operações no meio ambiente e, por esse motivo, estão adotando práticas mais sustentáveis. Entre as ações mencionadas no estudo estão a redução do uso do plástico; o aumento do uso de materiais recicláveis e a melhoria da eficiência energética nas suas operações.

No entanto, o estudo também revela que ainda há muito a ser feito para alcançar a sustentabilidade ideal nas operações das empresas de bens de consumo. Apenas 8% das empresas pesquisadas relataram ter alcançado um nível avançado de sustentabilidade nas suas operações.

Para alcançar a sustentabilidade ideal, os analistas do estudo consideram que as empresas precisam adotar uma abordagem mais abrangente e integrada, que inclua não apenas práticas ambientais, mas também a consideração dos impactos sociais e económicos das suas operações. Além disso, as empresas precisam envolver toda a sua cadeia de suprimentos na busca por operações mais sustentáveis.

Em resumo, o estudo do Institute for Business Value, da IBM, mostra que a sustentabilidade é um requisito cada vez mais importante para as empresas da indústria dos bens de consumo e que os consumidores estão dispostos a pagar mais por produtos sustentáveis. Porém, ainda há muito a ser feito para alcançar a sustentabilidade ideal e, para isso, as empresas precisam adotar uma abordagem mais abrangente.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui

20 + 18 =