Especialistas em ciberespaço debatem segurança e ataques informáticos

Foto de Markus Winkler em Unsplash

O ataque informático à IMPRESA e a aplicação do Regulamento Geral de Proteção de Dados estarão em discussão no seminário “(IN)Segurança no Ciberespaço” a decorrer nesta segunda-feira, dia 6 de junho, a partir das 15 horas, na Universidade Portucalense (UPT).

O seminário trará a debate os desafios que hoje se enfrentam no domínio da internet e do ciberespaço, bem como as estratégias e soluções necessárias para garantir a segurança do mundo digital, através de testemunhos de diversos quadrantes da sociedade portuguesa, num ano marcado por ataques informáticos a instituições e serviços de extrema importância para o regular funcionamento do país.

Os debates contarão com a presença de José Gomes Ferreira, diretor-adjunto da SIC Notícias, Carlos Friaças, gestor do serviço de cibersegurança da Unidade de Computação Científica da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, André Zúquete, diretor do Mestrado em Cibersegurança da Universidade de Aveiro, e Ana Isabel Guerra, professora e investigadora do Departamento de Direito da Universidade Portucalense (UPT).

“Grande parte do suporte para as nossas atividades quotidianas está localizado no ciberespaço, sobre o qual, na verdade, pouco sabemos. Mas, ainda há pouco, tivemos a experiência de ficar sem acesso a serviços de extrema importância – informação, comunicações, comércio – por causa de ataques informáticos. Acho que todos percebemos que, em última instância, é a própria economia que pode paralisar por completo devido a este tipo de comportamento criminoso, que pode ser cometido em qualquer parte do mundo e ser sentido aqui em Portugal”, explica Paulo Teixeira de Morais, moderador no seminário e Diretor do Departamento de Ciência e Tecnologia da UPT.

O Diretor alerta para a forma como os nossos dados pessoais podem ser comprometidos, o que requer uma atenção acrescida às questões de segurança no ciberespaço, sendo para isso fundamental compreender os desafios que nos esperam neste âmbito.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui

three × 5 =