EX Capital Sessions: O evento que dá voz às mulheres empreendedoras

Foto de Yan Krukov em Pexels

A primeira edição das “EX Capital Sessions” reúne no Porto empreendedores e fundadores de startups do ecossistema português. O evento destina-se a apoiar e divulgar o trabalho de fundadores de startups tecnológicas com menor representatividade no ecossistema. Na edição de 15 de setembro o foco está no papel das mulheres que fundaram e dirigem startups.

A EX Capital, sociedade de investimento lançada pelos fundadores da Sword em conjunto com a equipa fundadora da empresa, vai realizar o primeiro encontro das “EX Capital Sessions”, um evento que vai reunir o ecossistema nacional de empreendedoras e fundadoras de startups no próximo dia 15 de setembro no Porto.

Aberto à comunidade, o evento será composto por três painéis de debate, um dedicado às fundadoras, outro às responsáveis em sociedades de capital de risco, e terminará com uma um fireside chat entre Virgílio Bento, fundador e CEO da Sword Health, e Beverly Anderson, membro do board executivo da Sword.

O painel das fundadoras contará com as presenças de Marta Cardeano, Fundadora da Nosy Wine Club; Sara Gonçalves, Cofundadora e CEO da Actif; Amélia Santos, Cofundadora e CEO da Innuos; e Joana Paiva, Cofundadora da iLof. Já o painel das responsáveis em sociedades de capital de risco será composto por Sofia Queiroz, Investment Associate na Mustard Seed Maze, e por Sofia Santos, Partner na Faber. Ambos os painéis terão a moderação de Mariana Barbosa, Diretora de Comunicação na Coverflex.

O primeiro dos eventos das ‘EX Capital Sessions’ vai decorrer na quinta-feira 15 de setembro, às 17h00, no escritório da Sword Health no Porto (Avenida Sidónio Pais 153, Edifício A, Piso 5) e as inscrições para assistir ao evento (com lotação limitada) devem ser feitas online.

“A missão da EX Capital é apoiar fundadores e empreendedores com menor representatividade, como é o caso das mulheres. Em 2021, mulheres empreendedoras receberam menos financiamento do que nos anos anteriores e as mulheres fundadoras apenas angariaram 2% do capital de risco em 2021. Parece-nos claro que não é só necessária uma maior representatividade, mas, sobretudo, dar voz e criar oportunidades relevantes”, afirma André Eiras, cofundador da EX Capital.

A EX Capital é uma sociedade de investimento lançada em abril deste ano pelos fundadores da Sword, Virgílio Bento e Márcio Colunas, em conjunto com a equipa fundadora da empresa, André Eiras, Fernando Correia e Ivo Gabriel, que pretende investir em startups tecnológicas promissoras à escala global, exclusivamente para apoiar fundadores com menor representatividade e dar acesso a investimento.

O objetivo é maximizar o potencial e as probabilidades de sucesso de startups tecnológicas globalmente promissoras, independentemente do seu local de fundação, género, raça ou etnia dos seus fundadores.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui

ten − 4 =