ExpoFranchise: Para criar o seu negócio

Qualquer empresário ou empreendedor que esteja à procura de um negócio tem à escolha 50 marcas de um diversificado leque de atividades, diz Carlos Santos, diretor do Instituto de Informação em Franchising (IFF),responsável pela organização da Feira ExpoFranchise.

O evento é uma oportunidade de avaliar as tendências num setor que, em Portugal, representa 2,75% do PIB e emprega mais de 67 mil pessoas. Segundo dados divulgados pelo Instituto de Informação em Franchising, em Portugal operam 552 marcas, 28 das quais surgiram no ano passado. A feira é por isso o momento para as marcas dos franchisadores apresentarem os seus conceitos de negócio aos potenciais franchisados.’Esperamos superar os 2 mil visitantes nos dois dias do certame’ adianta o responsável pela organização do evento.

Restauração e Serviços são as duas áreas que registam maior crescimento no setor do franchising. ‘A restauração é a área que mais cresceu na oferta de marcas, o que acaba por demonstrar uma tendência que vai marcar os tempos mais próximos’, destaca Carlos Santos. ‘A dificuldade no acesso ao crédito registada nos últimos anos afastou muitos empresários da restauração da aposta no franchise, preferindo desenvolver marcas próprias. Este regresso que agora se está a verificar assegura uma inversão da tendência’, sublinha o responsável pela organização da feira.

Na edição deste ano o setor da distribuição tem também uma presença muito forte, com marcas como o Minipreço, Coviran ou Amanhecer, a apresentar posição de destaque. Há ainda um número significativo de ofertas em ginásios, serviços de mediação imobiliária, de seguros ou financeira, e serviços de apoio domiciliário e apoio escolar. Uma novidade são as marcas de soluções tecnológicas, que abrem uma nova perspetiva ao negócio do franchising.

Durante a feira o visitante tem oportunidade de contactar com as marcas e ao mesmo tempo assistir e participar num conjunto de palestras sobre o franchising, esclarecendo dúvidas. ‘Vamos ter uma série de palestras e debates muito rápidos – cerca de 20 minutos cada – que disponibilizam dicas e soluções, orientados para as primeira preocupações que podem surgir aos empreendedores, e que vão facilitar o contacto dos visitantes com os representantes das marcas presentes’, diz Carlos Santos. Saber o que é e como funciona o franchising, qual o grau de preparação exigido e o que deve ter em conta na celebração de um contrato são alguns dos temas a debater.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui

one + ten =