Facebook lança uma nova imagem

nova imagem da companhia Facebook
Foto: Facebook

O novo logótipo “Facebook” procura marcar a diferença entre os produtos e serviços fornecidos pela empresa e a aplicação que habitualmente é utilizada por milhões de utilizadores. A mudança, embora seja significativa, não será imediatamente percebida pelos utilizadores da rede social. A razão é porque a App do Facebook, manterá o seu próprio logótipo, enquanto a empresa Facebook será efetivamente o alvo desta mudança.

Num comunicado da empresa explica-se que a atualização da marca da empresa procura “dar mais clareza sobre os produtos que vêm do Facebook e criar uma distinção visual entre a empresa e o aplicativo”. Além da rede social a empresa Facebook é dona também do Instagram e Whatsapp, entre outras marcas de serviços digitais ou de produtos físicos.

15 anos depois, de lançar o aplicativo, o Facebook oferece hoje “um conjunto de produtos que ajudam as pessoas a se conectarem com seus amigos e familiares, encontrar comunidades e expandir negócios. Esses aplicativos e tecnologias compartilham infraestrutura há anos e as equipas por detrás deles frequentemente trabalham juntas” sublinha-se no comunicado da empresa. Assim, este é o passo lógico “no esforço para diferenciar os produtos e serviços do Facebook”. 

A nova marca da empresa foi projetada para representar a diversidade de produtos fornecidos e estabelecer uma distinção face ao aplicativo do Facebook.

“Hoje, quando as pessoas ouvem “Facebook”, pensam no aplicativo do Facebook. Isso representou um desafio de design único. Precisávamos de estabelecer uma distinção do aplicativo do Facebook e permitir uma conexão mais clara com toda a família de tecnologias. O novo sistema de marca usa tipografia personalizada, cantos arredondados, rastreamento aberto e letras maiúsculas para criar a distinção visual entre a empresa e o aplicativo”, destaca o comunicado da rede social.

A nova logomarca da empresa e a tradicional que será mantida no aplicativo Facebook

A escolha de letras maiúsculas como forma de criar distinção com a App tornou mais importante a necessidade de criar formas de letra exclusivas. “Projetamos a nova marca da empresa com clareza e abertura. Ela é construída sobre uma estrutura estável através do uso de largura de traço consistente, letras maiúsculas harmonizadas e uma ênfase horizontal. O espaçamento generoso e as formas de letra abertas permitem clareza em tamanhos pequenos, e o sutil amaciamento dos cantos e diagonais adiciona uma sensação de otimismo”, refere-se no comunicado da empresa.

Em vez de uma única cor, a marca optou por acentuar a resposta ao seu contexto no ambiente digital, fazendo com que o wordmark vá mudando de cor, variando na coloração das marcas individuais da empresa Facebook, com o objetivo de reforçar uma associação mais clara entre a empresa e os produtos que a integram.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui

nine + three =