Farmacêutica Basi lança programa de inovação terapêutica em oncologia

Foto do CDC no Unsplash

Farmacêutica Basi e Beta-i lançam programa de inovação para encontrar novas soluções terapêuticas nas áreas de oncologia e imunoterapia. O projeto Basi Innov.Bio.Tech procura parcerias estratégicas no setor de inovação farmacêutica para desenvolver dois projetos-piloto, unindo startups de todo o mundo à farmacêutica portuguesa.

Na sequência do seu investimento contínuo em inovação e investigação científica, a Basi une-se à consultora de inovação colaborativa Beta-i para lançar o projeto Basi Innov.Bio.Tech, um programa de inovação aberta que pretende desafiar startups de todo o mundo na área de Pharma & Healthcare a unir forças com a farmacêutica portuguesa, para o desenvolvimento de projetos-piloto capazes de responder aos desafios das áreas de Oncologia e Imunoterapia.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (WHO), uma em cada seis mortes, a nível global, está relacionada com cancro. De acordo com a Global Cancer Statistics, em 2020, foram diagnosticados 19,3 milhões de novos casos de cancro em todo o mundo e 9,9 milhões de mortes foram associadas a esta complexa doença. Ainda segundo a organização internacional, a doença deverá registar, até 2040, um aumento de 47%, impulsionado pelo crescimento e envelhecimento da população mundial.

A imunoterapia é o tipo de tratamento que se baseia na manipulação e educação do sistema imune – os mecanismos naturais de defesa do nosso corpo – para que este combata doenças. Na última década, esta terapia tem contado com múltiplas aprovações de medicamentos para entrada no mercado na área de oncologia, assim como com uma crescente e esperançosa aplicação na clínica e com 3 investigadores galardoados com o prémio Nobel da Medicina por trabalho desenvolvido nesta área.

Em paralelo, a imunoterapia tem sido progressivamente estudada e aplicada em outras doenças, como é o caso de doenças autoimunes – que atualmente afetam cerca de 4% da população mundial (The National Stem Cell Foundation).

Tendo em conta este cenário de elevado impacto social, económico e científico, o programa Basi Innov.Bio.Tech surge para potenciar parcerias estratégicas entre a Basi e as startups inovadoras de todo o mundo que estejam a desenvolver novos medicamentos nestas áreas-chave para a vida de tantos doentes.

Cartaz do programa

Através da gestão técnica da Beta-i, o programa teve início com o processo de investigação global das soluções, a partir da base de dados da consultora e de pesquisas personalizadas. A Beta-i está agora a selecionar cerca de 15 projetos para conversas exploratórias e de alinhamento com a farmacêutica portuguesa, de modo a selecionar até cinco startups para o Collaboration Design Print que acontece no final do mês. Desta etapa do processo sairão as duas startups parceiras para desenvolvimento conjunto de soluções, a serem apresentadas no próximo mês de Agosto.

“Com este programa com a Beta-i, focamo-nos nestas duas áreas-chave, na expectativa de encontrar projetos que possam trazer esperança para doentes oncológicos e com doenças autoimunes. Acreditamos que várias oportunidades para a próxima geração de cuidados de saúde podem ser aceleradas e alcançadas através da relação estreita com outras empresas, grupos de investigação inovadores com ideias disruptivas, centros de I&D e universidades”, explica Catarina Cardoso, Diretora de Investigação, Desenvolvimento e Inovação (R&DI) da Basi.

“Acreditamos que várias oportunidades podem ser aceleradas através da relação estreita com outras empresas”

A farmacêutica Basi é uma empresa do FHC Group, um dos mais relevantes grupos empresariais do setor farmacêutico em Portugal, com atividade multinacional e com mais de 600 colaboradores em empresas localizadas em Portugal, Espanha e em vários países africanos.

Com sede em Mortágua, a Basi é responsável pela investigação, desenvolvimento e produção dos mais de 200 medicamentos no portefólio do grupo. A empresa conta com mais de 270 colaboradores e tem presença e atividades globais em mais de 60 países, em 4 continentes.

Para Pedro Rocha Vieira, Co-Fundador e CEO Global da Beta-i, “O universo de Pharma & Healthcare é uma das nossas principais áreas de conhecimento. Esta é uma das indústrias onde temos vindo a trabalhar continuamente com empresas e instituições dentro e fora de Portugal, o que nos permite ter a capacidade técnica para gerir um programa de inovação aberta e colaborativa deste tipo com uma rede internacional de startups de referência para o desenvolvimento de projetos-piloto em conjunto com a Basi”.

A Farmacêutica Basi tem em curso uma parceria com a Targtex, startup que desenvolve uma nova terapia local para o tratamento de Glioblastoma Multiforma (GBM), o tipo de tumor cerebral mais agressivo e atualmente sem opções terapêuticas eficazes disponíveis no mercado. O objetivo é continuar a desenvolver parcerias estratégicas com outras startups inovadoras que possam emergir do programa Basi Innov.Bio.Tech.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui

12 + 3 =