Feira de Negócios: Como preparar-se

Saiba como preparar-se para participar numa feira de negócios e ser bem sucedido
Foto: Empreendedor

O que o leva a uma feira de negócios? Do seu objetivo depende a forma como se deve preparar. Uma vez definida a sua prioridade, mantenha o foco, para que a sua presença não seja apenas uma perda de tempo.

Se ainda está em fase de arranque do seu negócio, talvez seja uma boa ideia que aproveite para inteirar-se do que se faz na área de atividade onde pretende operar, avaliando os seus concorrentes, os principais players, e aqueles que tendo começado há pouco, poderão ser parceiros úteis para ajudar a fazer crescer o seu projeto. Desse modo a opção de ‘visitante’ será a mais interessante para si. Porém, se já tem um protótipo definido e quer testá-lo, a presença como ‘expositor’ pode ser uma excelente oportunidade para atrair o interesse dos seus potenciais clientes, e eventualmente de financiadores.

Em qualquer uma das opções, tenha em conta que as feiras são espaços de networking, que lhe permitem estabelecer uma rede de contactos, pelo que deve valorizar a interação com novas pessoas em vez de conviver com amigos que estão acessíveis noutras ocasiões. A maioria dos participantes numa feira procuram novas soluções tecnológicas e novos fornecedores, e é muito fácil encontrar e contactar os presidentes, proprietários ou executivos capazes de tomar decisões sobre aquisição de produtos ou serviços, desenvolvimento tecnológico ou de acordos de parceria. Pense na dificuldade que teria para conseguir uma reunião se os tentasse contactar diretamente nas suas empresas!

Aproveita para acompanhar algumas palestras que estão relacionadas com o seu negócio. No final troque algumas ideias com os palestrantes, geralmente eles estão disponíveis para conversar. Se conseguir o contacto, pode mais tarde escrever-lhe pedindo para esclarecer alguma dúvida. Se a sua questão estiver relacionada com a sua especialidade, muitos ficarão encantados em responder-lhe.

Anote algumas das razões para não perder nenhuma feira da sua área de negócio:

  • Promover a empresa e seus produtos num determinado território;
  • Contactar clientes ou potenciais clientes;
  • Fortalecer os laços com os clientes;
  • Aumentar a sua rede de contatos;
  • Melhorar o conhecimento do mercado;
  • Realizar estudos de mercado;
  • Lançar novas tecnologias, novos produtos ou novos serviços;
  • Procurar parceiros, distribuidores, fornecedores;
  • Conhecer as novas tendências;
  • Recrutamento de pessoal;
  • Vender.Seja qual for a sua opção, não se deixe deslumbrar pelos expositores mais vistosos, por vezes os bons negócios podem estar nos corredores mais discretos, onde alguém como você também está a dar os primeiros passos com uma boa ideia. E, se não fizer negócio, não desespere, há mais feiras e mais oportunidades.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui

14 + nine =