Filipe Ávila da Costa é o Empreendedor do Ano 2025

Filipe Ávila da Costa, CEO da Infraspeak, é o Empreendedor do Ano 2025 nos Entrepreneurship Awards que celebram o ecossistema português.

Filipe Ávila da Costa com as luvas de boxe, símbolo do prémio João Vasconcelos -Empreendedor do Ano da Unicorn Factory (foto de Empreendedor.com)

O CEO da Infraspeak recebeu o João Vasconcelos Award – Empreendedor do Ano nos Entrepreneurship Awards 2025, que distinguiram os líderes e startups que estão a transformar o ecossistema português.

Filipe Ávila da Costa, cofundador e CEO da Infraspeak, foi distinguido com o João Vasconcelos Award – Empreendedor do Ano, o prémio mais aguardado dos Entrepreneurship Awards 2025, atribuído pela Unicorn Factory Lisboa.

A cerimónia, que decorreu quinta-feira, 23 de outubro, no Técnico Innovation Center, em Lisboa, reuniu fundadores, investidores e líderes do ecossistema nacional para celebrar o talento e o impacto das startups portuguesas.

O evento, organizado pela Unicorn Factory Lisboa, distinguiu sete categorias e reforçou o papel de Portugal como referência europeia em inovação e empreendedorismo. Além da Infraspeak, foram premiados Isabel Carapeta (Simplifyer) com o Female Rising Star Award, Veronica Orvalho (Didimo) com o International Personality Award, Ana Casaca (Galp) com o Ecosystem Award, Ubbu com o Most Impactful Startup Award, RootKey com o Youth Startup Award e Lampsy com o Most Promising Startup Award.

Cerimónia de entrega dos Entrepreneurship Awards da Unicorn Factory (foto de Empreendedor.com)

Segundo Gil Azevedo, diretor executivo da Unicorn Factory Lisboa, “nestes últimos três anos conseguimos mudar um ecossistema que era essencialmente de pequenas startups e voltado para dentro, e que pela primeira vez se começou a falar de scaleups e de inovação com potencial de crescimento no estrangeiro”. O responsável sublinha que este salto “foi o resultado não só do nosso trabalho, mas também de investidores, da Startup Portugal e de todo o ecossistema”.

A edição de 2025 introduziu duas novas distinções: o Female Rising Star e o International Personality Award. Para Gil Azevedo, “o empreendedorismo feminino tem uma capacidade de crescimento brutal. Se conseguirmos aumentar a presença feminina no ecossistema até aos 50%, teríamos uma verdadeira multiplicação de oportunidades”. Quanto ao novo prémio internacional, destaca que “cada vez mais temos pessoas com muita experiência que montaram empresas grandes e estão em Portugal. Aproveitar este conhecimento é uma oportunidade que não podemos perder”.

O diretor da Unicorn Factory Lisboa acredita que a missão da organização passa agora por “ser uma ponte, não só para ligar a inovação estrangeira, mas sobretudo para apoiar a inovação portuguesa a crescer internacionalmente, traduzindo esse avanço em progresso tecnológico e bem-estar social”.

O evento contou com o apoio da Remote como parceira principal e com entidades como a Casa do Impacto, Concentrix, Cuatrecasas, Delta, Grupo Brisa, NTT Data, Câmara Municipal de Lisboa, Instituto Superior Técnico e Web Summit. Desde a sua criação, os Entrepreneurship Awards têm distinguido startups que se tornaram referências globais, como Coverflex, Defined.ai, Barkyn, Powerdot, Sensei e Rauva.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui

sixteen − four =