
O CEO da Infraspeak recebeu o João Vasconcelos Award – Empreendedor do Ano nos Entrepreneurship Awards 2025, que distinguiram os líderes e startups que estão a transformar o ecossistema português.
Filipe Ávila da Costa, cofundador e CEO da Infraspeak, foi distinguido com o João Vasconcelos Award – Empreendedor do Ano, o prémio mais aguardado dos Entrepreneurship Awards 2025, atribuído pela Unicorn Factory Lisboa.
A cerimónia, que decorreu quinta-feira, 23 de outubro, no Técnico Innovation Center, em Lisboa, reuniu fundadores, investidores e líderes do ecossistema nacional para celebrar o talento e o impacto das startups portuguesas.
O evento, organizado pela Unicorn Factory Lisboa, distinguiu sete categorias e reforçou o papel de Portugal como referência europeia em inovação e empreendedorismo. Além da Infraspeak, foram premiados Isabel Carapeta (Simplifyer) com o Female Rising Star Award, Veronica Orvalho (Didimo) com o International Personality Award, Ana Casaca (Galp) com o Ecosystem Award, Ubbu com o Most Impactful Startup Award, RootKey com o Youth Startup Award e Lampsy com o Most Promising Startup Award.

Segundo Gil Azevedo, diretor executivo da Unicorn Factory Lisboa, “nestes últimos três anos conseguimos mudar um ecossistema que era essencialmente de pequenas startups e voltado para dentro, e que pela primeira vez se começou a falar de scaleups e de inovação com potencial de crescimento no estrangeiro”. O responsável sublinha que este salto “foi o resultado não só do nosso trabalho, mas também de investidores, da Startup Portugal e de todo o ecossistema”.
A edição de 2025 introduziu duas novas distinções: o Female Rising Star e o International Personality Award. Para Gil Azevedo, “o empreendedorismo feminino tem uma capacidade de crescimento brutal. Se conseguirmos aumentar a presença feminina no ecossistema até aos 50%, teríamos uma verdadeira multiplicação de oportunidades”. Quanto ao novo prémio internacional, destaca que “cada vez mais temos pessoas com muita experiência que montaram empresas grandes e estão em Portugal. Aproveitar este conhecimento é uma oportunidade que não podemos perder”.
O diretor da Unicorn Factory Lisboa acredita que a missão da organização passa agora por “ser uma ponte, não só para ligar a inovação estrangeira, mas sobretudo para apoiar a inovação portuguesa a crescer internacionalmente, traduzindo esse avanço em progresso tecnológico e bem-estar social”.
O evento contou com o apoio da Remote como parceira principal e com entidades como a Casa do Impacto, Concentrix, Cuatrecasas, Delta, Grupo Brisa, NTT Data, Câmara Municipal de Lisboa, Instituto Superior Técnico e Web Summit. Desde a sua criação, os Entrepreneurship Awards têm distinguido startups que se tornaram referências globais, como Coverflex, Defined.ai, Barkyn, Powerdot, Sensei e Rauva.






