Flex Offices em Portugal com Taxa de Ocupação Superior a 85% e 6.000 Postos de Trabalho

Foto de website de CBRE

A CBRE organizou o primeiro evento em Portugal para operadores de flex offices, revelando tendências e desafios do setor com uma taxa de ocupação nacional superior a 85%.

O evento da CBRE reuniu os principais operadores de flex offices em Portugal, incluindo Avila Spaces, Flexoffices, Heden, Idea Spaces, IWG, LACS, Leap, Maleo, Monday, Nimbler, Second Home, SITIO, Unicorn Workspaces e WeWork. O objetivo foi discutir as tendências e desafios deste modelo de escritórios flexíveis, que se têm afirmado como alternativas aos espaços de escritórios tradicionais, proporcionando flexibilidade e zonas comuns partilhadas.

Uma das tendências mais destacadas no encontro foi o aumento da duração dos contratos de flex offices. Embora inicialmente procurados por pequenas empresas e freelancers, atualmente, empresas de diversas dimensões e setores veem nestes espaços uma solução flexível para entrada no mercado português ou para testar a expansão de novas áreas de negócio.

De acordo com a CBRE, a taxa de penetração dos flex offices é de 2,7%, num universo de aproximadamente 4.500.000 m² de escritórios em Lisboa. A taxa de ocupação nacional destes espaços supera os 85%, e em 2023, foram acolhidos cerca de 6.000 postos de trabalho na capital. No Porto, a procura continua a crescer, com destaque para a total ocupação do edifício Boavista Office Center pelo LACS, uma transação que abrange 7.800 m² e é considerada a maior do género em Portugal.

André Almada, Senior Diretor de Offices na CBRE Portugal, sublinhou que “A mudança de paradigma no mundo do trabalho é inegável e, hoje, estamos certos de que enormes mudanças se têm verificado, sobretudo ao longo dos últimos dois anos, e que caminhamos para uma evolução crescente. O segmento dos flex offices é dinâmico e tem despertado cada vez mais interesse na Europa e em Portugal, o que significa, para as empresas, flexibilidade e agilidade.”

Outra tendência identificada pela CBRE é a oferta de experiências diferenciadoras nos flex offices, fomentando um sentimento de comunidade e aumentando a satisfação dos utilizadores. Segundo o estudo “Spring 2023 U.S. Occupier Sentiment Survey”, mais de metade das empresas expressaram desejo por serviços e comodidades partilhadas, como espaços para reuniões, creches e ginásios. Adicionalmente, quase 40% das empresas manifestaram interesse em gerir os custos de aluguer baseando-se na utilização real do espaço, particularmente com o formato de trabalho híbrido.

O grupo CBRE é líder mundial na prestação de serviços comerciais e investimento para o setor imobiliário e conta com mais de 100 mil colaboradores em mais de 100 países.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui

7 + 10 =