A sua forma de pensar pode mudar a sua vida

Encare a vida pela positiva
Foto: Pixabay

Você é o resultado dos seus pensamentos, palavras e atos. Quando se foca apenas nos problemas fica encurralado a eles para o resto da vida. Uma pessoa focada em problemas tende a atrair cada vez mais problemas. Se esse é o seu caso, pode mudar essa situação radicalmente para melhor a partir de agora.

Um dia destes apanhei um táxi. Na viagem fui à conversa com o motorista e, a certo ponto, ele diz-me: “Tenho cinco filhos, trabalho todos os dias e no fim do mês o que ganho quase não dá para os gastos!”

Perante aquela afirmação respondi: “Penso que na Síria ter 5 filhos e ser taxista pode ser bastante pior, não acha? Já reparou que teve a felicidade de ter 5 filhos quando existem pessoas que davam todo o seu dinheiro apenas por um? Já reparou que ao não poder dar todos os bens materiais que os seus filhos desejariam está-lhes a dar uma lição muito importante para as suas vidas e um mantra para se esforçarem para obterem aquilo que desejam?”

O taxista ficou em silêncio, introspetivo e não falou mais até chegar ao meu destino. Claramente quebrei-lhe a linha de pensamento negativista relativamente à sua vida e mostrei-lhe uma perspetiva diferente. Talvez ele tenha ficado calado a pensar o quão estava focado nos seus problemas que lhe impediam de ver as coisas boas e positivas na sua vida.

O facto de nos estarmos constantemente a lamentar só prolonga o nosso sofrimento e frustração. Temos de ter a humildade de perceber que se estamos em determinada situação na nossa vida foi devido às escolhas que fizemos.

Pare de se lamentar e aceite o momento onde se encontra na sua vida e tente tirar o melhor partido dela. Todas as experiências que está a viver hoje ser-lhe-ão valiosíssimas no futuro. O seu estado de espírito e a sua energia serão fundamentais para definir como quer que seja a sua vida, por isso sorria, seja grato, usufrua o aqui e agora, como que você soubesse que existe um plano fantástico para si.

A vida é para ser vivida em grande, independentemente de ser fácil ou difícil.

Estimular pensamentos positivos, atrai energia positiva que faz com que até o universo conspire a seu favor. Pode parecer um pouco esotérico mas desde que o faço que tenho verificado uma melhoria significativa e constante na minha vida. Sugiro que treine a sua atitude positiva regularmente para que o seu cérebro seja capaz de automatizar este processo.

A vida é para ser vivida em grande, independentemente de ser fácil ou difícil. Todos nós já somos vencedores pois conseguimos ganhar a milhares de espermatozoides que lutavam por entrar no óvulo das nossas mães. Nem você nem eu nos lembramos, mas não deve ter sido nada fácil ganhar a tamanha concorrência…

Nasci numa família típica Portuguesa de empresários de classe média a que sou muito grato, no entanto, podia ter nascido num seio de uma família multimilionária e nunca precisaria de trabalhar para pagar as minhas contas. Mas também podia ter nascido numa família pobre, sem nada para comer, num país de terceiro mundo. Tudo isto tem a ver com as circunstâncias da vida e da forma como você de se propõe a vivê-la.

Quantas vezes já ouviu a história do mendigo que vivia na rua e se tornou num milionário? Várias, suponho. Sabe porque ele conseguiu e a maioria das pessoas não? Porque a maior parte das pessoas desistem muito facilmente dos seus objetivos, por que é mais fácil ficarem a ver a novela e atirarem as culpas do seu fracasso ao mundo inteiro do que a si próprias!

Um empresário tem muitas vezes que fazer as mesmas contas que um mendigo para que possa sobreviver a mais um dia.

Se você não nasceu rico e tem de saber gerir o seu orçamento para que consiga sobreviver até ao final do mês, então já está em vantagem face a muitas pessoas, pois desenvolveu uma habilidade fundamental para se tornar num ótimo empreendedor.

Tudo depende da perspetiva com que aborda cada situação. Muitas das habilidades que temos foram adquiridas devido a dificuldades a que fomos sujeitos. Já diz o ditado que “A necessidade aguça o engenho”. As dificuldades que vai tendo na sua vida são os melhores professores que lhe permitem aprender para que possa agarrar as oportunidades que aí vêm.

Ao tentar ultrapassar as dificuldades irá cair algumas vezes, mas a força de um Homem vê-se na forma como ele se levanta a seguir a uma queda.

Lá por ter caído não é o fim do mundo, usufrua da queda e prepare-se para se levantar com estilo. Todas as pessoas, ricas ou pobres, pretas ou brancas, altas ou baixas terão sempre desafios e dificuldades a ultrapassar, se não as tivessem a vida não faria qualquer sentido.

a força de um Homem vê-se na forma como ele se levanta a seguir a uma queda.

Não se iluda ao ver as vidas fantásticas de certas pessoas nas revistas ou nas redes sociais pois essas também têm os seus problemas, faz parte da vida, cada um com os seus problemas. Deve encarar todos os acontecimentos da sua vida pelo lado positivo, se aconteceu algo que o fez sofrer, foi para o tornar mais forte! Se alguém o tratou mal é porque tinha de aprender a se defender, se os seus pais eram severos, foi para que pudesse aprender a se libertar e saber o valor da liberdade. Transforme as suas fraquezas em forças e os seus problemas em soluções.

Deixo aqui um texto inspirador que remete para aquilo que lhe quero transmitir.

“Posso ter defeitos, viver ansioso
e ficar irritado algumas vezes mas
não esqueço de que minha vida é a
maior empresa do mundo, e posso
evitar que ela vá à falência.
Ser feliz é reconhecer que vale
a pena viver apesar de todos os
desafios, incompreensões e períodos
de crise.
Ser feliz é deixar de ser vítima dos
problemas e se tornar um autor
da própria história. É atravessar
desertos fora de si, mas ser capaz de
encontrar um oásis no recôndito da
sua alma.
É agradecer a Deus a cada manhã
pelo milagre da vida.
Ser feliz é não ter medo dos próprios
sentimentos.
É saber falar de si mesmo.
É ter coragem para ouvir um “não”.
É ter segurança para receber uma
crítica, mesmo que injusta.
Pedras no caminho?
Guardo todas, um dia vou construir
um castelo…”

Embora muitas vezes associado a Fernando Pessoa este poema é de autoria desconhecida – possivelmente inspirado num texto de Augusto Cury, autor de “Dez Leis para Ser Feliz” – rematando com uma frase do bloguista brasileiro Nemo Nox, o verdadeiro autor de “Pedras no caminho? Eu guardo todas. Um dia vou construir um castelo.

Independentemente do seu autor é um bom guia para começar, desde já a mudar a sua forma de pensar, para mudar a sua vida.

 

Trabalho de casa:

  • Escreva quais são para si, os pontos positivos da sua vida?
  • Como é que vai fazer para bloquear os seus pensamentos negativos?
  • Estimule e treine uma atitude positiva e anote quais os resultados obtidos nos últimos 3 meses.

 

COMPARTILHAR
Artigo anteriorTrês pessoas em quem tem de investir! 
Próximo artigoUm País de preguiçosos!
Nuno Silva
Formou-se em Sistemas e Tecnologias de Informação é um empreendedor em série e especialista em negócios online. Criou a sua primeira empresa aos 18 anos, colaborou com empresas de topo no sector das tecnologias e fundou um dos primeiros e-marketplaces de serviços locais em Portugal, o PedirOrcamentos.Com. É fundador e co-fundador de diversos negócios com forte presença na internet. É um motivador empresarial, orador em eventos de empreendedorismo, mentor de startups e autor de diversas publicações ligadas ao Empreendedorismo, Desenvolvimento de Competências e Marketing Digital.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui

thirteen + eighteen =