Fundo Ambiental: Períodos de Candidatura Curtos Preocupam Empresas de Energia Solar

homem lavando painéis solares num telhado
Foto: ChemiTek

As empresas do setor energético de instalação de painéis solares residenciais expressam preocupações quanto ao funcionamento do Fundo Ambiental, destacando a brevidade dos períodos de candidatura como um obstáculo à eficácia do programa e à sustentabilidade do setor. A Fixando, plataforma de contratação de serviços, realizou um inquérito junto de diversas empresas que atuam na instalação de sistemas de energia solar, que corroboraram estas preocupações.

A disponibilidade limitada do Fundo Ambiental, com períodos de candidatura curtos, tem levado muitas famílias a não recorrerem ao programa, gerando incerteza e instabilidade no mercado. Empresas como a By Energy, das Caldas da Rainha, observam um aumento na procura pela instalação de painéis solares, porém, apontam que a brevidade dos períodos de candidatura impede muitas famílias de aproveitarem o programa.

A Solarassist, empresa especializada em sistemas solares, destaca a necessidade de períodos de candidatura mais longos, pois muitos clientes estão à espera há vários meses pela reabertura das candidaturas. A incerteza sobre a reabertura das candidaturas gera uma divisão no mercado, afetando o ritmo dos negócios.

Miguel Mascarenhas, CEO da Fixando, enfatiza que esta incerteza prejudica não apenas a procura atual, mas também pode levar a um aumento repentino quando as candidaturas forem reabertas, sobrecarregando o setor. Diante destas preocupações, a plataforma insta a rever e expandir o funcionamento do Fundo Ambiental, destacando a importância de ampliar os períodos de candidatura para promover o crescimento do uso de energias renováveis em Portugal.

A Fixando sugere a criação de uma fase que permita candidaturas para melhorias realizadas nos últimos 24 meses, evitando uma sobrecarga durante os atuais períodos de candidatura e garantindo a execução oportuna dos trabalhos. Além disso, a plataforma alerta para o desafio financeiro enfrentado pelas famílias, uma vez que o valor do vale disponibilizado muitas vezes não cobre os custos totais das melhorias necessárias.

O inquérito da Fixando revela que quase metade dos inquiridos desconhece o Fundo Ambiental, mas entre aqueles que o conhecem, há interesse em utilizar o programa para intervenções em suas residências. As intervenções mais populares incluem a substituição de janelas, instalação de sistemas de aquecimento/arrefecimento ambiente e de águas, instalação de isolamento térmico e instalação de painéis solares.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui

fourteen − 11 =