A Gazelle Wind Power e o dstgroup anunciaram um acordo estratégico para acelerar o projeto Nau Azul, uma plataforma eólica flutuante inovadora, desenhada para suportar turbinas de grande dimensão (≥15MW). O investimento de 1,5 milhões de euros é realizado pela dstventures, o braço de capital de risco do dstgroup, e envolve a participação da bysteel, responsável pela engenharia e fabrico das estruturas em aço.
O projeto, localizado ao largo da Aguçadoura, visa validar o conceito de plataforma flutuante patenteado pela Gazelle, que utiliza um sistema de amarração com contrapeso para garantir estabilidade, reduzir o impacto ambiental e diminuir os custos de produção de energia. A estrutura foi concebida para ser compacta, utilizar menos aço e ser montada em portos de águas pouco profundas, o que facilita a sua replicação em larga escala.
“A nossa parceria com o dstgroup é essencial para acelerar a comercialização da nossa tecnologia na Península Ibérica”, afirmou Jon Salazar, CEO da Gazelle Wind Power. José Teixeira, Presidente do Conselho de Administração do dstgroup, reforça: “Este investimento está alinhado com o nosso compromisso com a transição energética e a inovação responsável”.
Com a capacidade de uma turbina de 15MW alimentar até 20.000 habitações, o projeto Nau Azul posiciona-se como um contributo estratégico para a expansão da energia eólica offshore na Europa. A recente aprovação do TUPEM (Título de Utilização Privativa do Espaço Marítimo) com validade de 10 anos garante as condições legais para a implementação do projeto, que deverá gerar impactos económicos e sociais positivos, incluindo novos empregos na cadeia de fornecimento local.