Gestão da saúde, a nova variável da gestão de recursos humanos

Foto de Sylwia Bartyzel no Unsplash

Num momento em que os modelos de trabalho continuam impactados pela pandemia, é mais importante do que nunca que as equipas de RH protejam a saúde da sua força de trabalho.

O panorama atual de pandemia de COVID-19 trouxe-nos um modelo de trabalho híbrido, com o teletrabalho a ganhar cada vez mais relevância. Para além disso, as empresas estão também a prestar especial atenção à implementação de medidas que permitam a monitorização em tempo real do estado de saúde das suas equipas, como sensores de temperatura e de ocupação, câmaras térmicas e outros dispositivos.

A Talentia Software, fornecedor especializado em soluções de software para gestão de Rendimento Financeiro e Capital Humano, aconselha a que as equipas de RH tirem ainda mais partido da tecnologia para proteger a saúde da sua força de trabalho – através de um software de gestão de RH que elimine as barreiras da presença física sem comprometer o cumprimento dos objetivos.

Neste artigo, a empresa deixa algumas dicas sobre como o podem fazer da melhor forma:

Utilizar o software de gestão de RH como arma estratégica

Com um software de gestão de RH apropriado, é possível zelar pela saúde da força de trabalho e também garantir a sua melhor produtividade. Estas ferramentas permitem saber se os colaboradores estão a desempenhar a função mais adequada e que competências devem desenvolver para valorizar o seu talento, otimizando assim o desempenho das equipas. Este é o momento certo para desenvolver exponencialmente o talento interno, através de planos de formação.

Single Source num momento sensível

As empresas necessitam de informações fiáveis e em tempo real sobre tudo o que acontece com a força de trabalho: os status da rotação de equipas em teletrabalho, as licenças temporárias, as ausências por motivo de doença ou confinamento preventivo e a ocupação das instalações, entre outros. Contar com uma única fonte de dados onde conste toda a informação, a chamada “Single Source of Truth”, facilita a tomada de decisões e a implementação de medidas em caso de possíveis contágios.

Avaliar o impacto da COVID-19 através do software de gestão de RH

A gestão das faltas assume uma importância renovada neste novo normal. Para além de acompanhar as férias, é imprescindível agora acompanhar as baixas por contágio de COVID-19. Contar com uma ferramenta que ofereça visibilidade completa e em tempo real sobre o estado das equipas é fundamental para uma boa gestão das mesmas, tarefa dificultada quando gerida a partir de diferentes locais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui

two × one =