Gil Azevedo assume a direção executiva da Startup Lisboa

Gil Azevedo, diretor executivo da Startup Lisboa

Gil Azevedo é o novo diretor executivo da Startup Lisboa, incubadora de empresas que celebra este ano dez anos de atividade na dinamização do ecossistema de empreendedorismo da cidade e do país. Gil Azevedo sucede a Miguel Fontes, atual secretário de Estado do Trabalho.

Gil Azevedo foi até recentemente vice-presidente sénior no Emirates NBD Group nos Emirados Árabes Unidos, onde era responsável pelas áreas de Digital, Marketing, Analytics e Serviço ao Cliente da subsidiária Emirates Islamic Bank, tendo lançado várias inovações no setor financeiro e liderado múltiplos projetos de transformação empresarial ao longo de mais de dez anos.

Antes de ingressar no Emirates NBD Group, Gil Azevedo foi consultor na McKinsey & Co, onde dirigiu projetos em diversos sectores na Europa, América do Sul e África. Agora, à frente da Startup Lisboa, regressa a Portugal com o objetivo de reforçar as suas capacidades e expandir o âmbito da incubadora para as scale-ups.

“A minha visão para a Startup Lisboa assenta em criar as competências que permitam à Startup Lisboa apoiar o desenvolvimento das startups de elevado potencial desde o early stage até às fases seguintes de expansão e crescimento acelerado, materializando a ambição da Cidade de Lisboa em criar uma Fábrica de Unicórnios no Hub Criativo do Beato”, explica Gil Azevedo.

A chegada do gestor vem abrir um novo capítulo para a incubadora ao ser das primeiras a apoiar o percurso de scale-ups, acompanhando o rápido desenvolvimento da cidade de Lisboa. O objetivo é preencher uma lacuna atual no ecossistema nacional no apoio a empresas em plena fase de crescimento, evitando que tenham de escolher ir para outras geografias que satisfaçam as suas necessidades.

Assim, a Startup Lisboa terá como missão ser o apoio formal para os empreendedores nos vários estágios de desenvolvimento e permitir o surgimento de novos unicórnios nacionais. “A Startup Lisboa pode desempenhar um papel fundamental no fomento da inovação e empreendedorismo em Lisboa, dois pilares fundamentais para o crescimento económico da cidade, com a atração de investimento e criação de emprego”, conclui o novo diretor executivo.

Gil Azevedo é licenciado em Engenharia e Gestão Industrial pelo Instituto Superior Técnico e completou o MBA na Columbia University em Nova Iorque e um programa executivo sobre estratégia digital na Harvard Business School. Assume funções no ano em que a Startup Lisboa assinala dez anos de existência, tendo nesse período incubado mais de 400 startups, que criaram 4.500 postos de trabalho e levantaram 340 milhões de euros de investimento.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui

18 − 13 =