Glooma Recebe Prémio por Luva Sensorial de Detecção Precoce de Cancro de Mama

Na foto: Glooma recebe prémio ANI

A startup Glooma, sediada em Braga, foi agraciada com o Prémio BfK Awards da Agência Nacional de Inovação (ANI) pela sua inovadora tecnologia SenseGlove. Desenvolvida para deteção precoce do cancro de mama, a SenseGlove utiliza sensores e algoritmos de Inteligência Artificial para substituir o autoexame mamário, aumentando as taxas de sobrevivência.

O SenseGlove, vencedor do prémio no âmbito da parceria entre o programa Born from Knowledge (BfK) e os Prémios Empreende XXI, funciona como um dispositivo médico de pré-rastreio, portátil e doméstico. Além de detetar alterações no tecido mamário, capacita as mulheres a compreenderem as suas mamas e a agir mais rapidamente.

A tecnologia SenseGlove é uma resposta à necessidade urgente de melhorar a deteção precoce do cancro de mama. Com 2,3 milhões de mulheres diagnosticadas em 2020, a deteção precoce é crucial para reduzir as taxas de mortalidade associadas a esta doença.

A SenseGlove complementa as consultas de rotina e os exames de rastreio, fornecendo lembretes automáticos para autoexames e registando resultados ao longo do tempo. Com uma taxa de sucesso de 88% na deteção de alterações, a tecnologia oferece uma ferramenta valiosa para mulheres e profissionais de saúde.

O reconhecimento da ANI reflete o compromisso com a inovação e o impacto social. A entrega do Prémio BfK Awards destaca a excelência científica e a relevância económica e social dos projetos premiados.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui

5 + 6 =